Um alerta sobre a varicela

A varicela, doença também conhecida como catapora, é altamente transmissível e, devido às condições climáticas, os casos da doença persistem em surgir no município da Lapa. Por conta disso, o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da Lapa faz um alerta à população para que fique atenta aos sintomas, forma de contágio e tratamento da doença.

O contágio da catapora se dá pelas vias aéreas, pelo espirro, tosse ou contato com a pele infectada. O período de incubação é de dez dias. Os sintomas apresentados pelo portador da doença são: cansaço, dor de cabeça, bolhas pelo corpo – iniciando pela região torácica e se espalhando, febre e falta de apetite.

O tratamento é sintomático, visando o alívio dos sintomas e da coceira (prurido). E fica um alerta: o portador da varicela não deve fazer uso dos medicamentos que contêm ácido acetilsalicílico ou derivados como Aspegic, Aspirina, AAS infantil, entre outros, devido a possíveis graves complicações.

Como prevenção deve-se manter a residência arejada e evitar o contato do doente por aproximadamente cinco dias com outras crianças, até que se perceba que as bolhas estejam secas.

Quaisquer dúvidas a respeito do assunto podem ser sanadas junto ao setor de Vigilância Epidemiológica ou pelos telefones 41-3547-8041 ou 41-3911-1047.

Please follow and like us: