Vigilantes de Lapa e região aderem à greve da categoria

No terceiro dia da paralisação no Estado, vigilantes de Araucária, Contenda e Lapa aderem à greve

Na quinta-feira, dia 3 de fevereiro, lideranças do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região Metropolitana (Sindivigilantes) estiveram nos municípios de Araucária, Contenda e Lapa e, com isso, as agências bancárias da região acabaram sendo fechadas. Isso por conta da adesão dos vigilantes à greve da categoria, já que segundo a Lei 7.102 é preciso que no mínimo dois vigilantes estejam fazendo a segurança de uma agência para esta poder funcionar.

Até o início da manhã de quinta-feira todas as agências de Lapa, Contenda e Araucária estavam funcionando normalmente. Com a chegada do sindicato, apenas o Sicredi e o Cresol continuaram atendendo na Lapa.

Os representantes do sindicato reuniram os vigilantes na Praça General Carneiro, na Lapa, por volta das 14h30 para repassar informações sobre a paralisação que, segundo o Sindivigilantes, chegava a cerca 70% de adesão no Estado na data. Na Lapa e região aproximadamente 15 trabalhadores pararam.

Na noite de quinta-feira foi realizada Assembléia procurando estabelecer acordo entre os vigilantes e as empresas. O fechamento da edição da Tribuna foi realizado antes da realização da reunião.

 

PARALISAÇÃO

A greve dos vigilantes, que estão paralisados desde a última terça-feira (1°), fechou 76% das agências bancárias em todo o estado.

Em Curitiba, das 336 agências bancárias, 270 fecharam as portas na quarta-feira.

Com o fechamento dos bancos os cidadãos estão recorrendo a lotéricas, terminais de autoatendimento e internet. A greve dos vigilantes pode deixar os caixas automáticos dos bancos sem dinheiro já que os carros-fortes não poderão reabastecer. Em lugares como shoppings, farmácias e supermercados o abastecimento de dinheiro será feito normalmente, pois este tipo de serviço é terceirizado.

Na terça-feira o Ministério Público do Trabalho mediou negociação entre vigilantes e patronal de 7% de aumento sobre o piso salarial, adicional de risco de vida de 13% e aumento do vale refeição para R$ 14. A classe patronal apresentou somente como proposta a reposição do INPC sobre o salário, adicional de risco de vida e vale refeição.

O sindicato mantém a reivindicação de aumento salarial real de 8%, mais correções pelo INPC, além de vale alimentação no valor de R$ 15,00. O órgão, entretanto, admite que possa aceitar uma proposta menor, desde que haja uma “melhoria significativa” para a categoria.

 

OPÇÕES DE ATENDIMENTO

Para contornar os transtornos causados pela greve dos vigilantes, veja que serviços não dependem da abertura de agências bancárias:

Nas casas lotéricas:

– Recebimento de benefícios sociais como Bolsa Família, INSS, FGTS, Seguro-Desemprego e PIS

– Pagamento de IPTU

– Pagamento de contas de água, luz e telefone

– Pagamento de boletos de cobrança bancária

– Pagamento de prestação habitacional

– Consulta de saldo de conta corrente e poupança

– Depósitos em conta corrente e poupança

– Saques de conta corrente e poupança com o cartão magnético

Em terminais eletrônicos (caixas automáticos e salas de autoatendimento):

– Saques

– Depósitos em dinheiro ou cheque

– Consulta e retirada de saldo/extrato

– Transferências

– Retirada de folhas de cheque

– Pagamento de contas (não vencidas)

– Agendamento de pagamentos e DOC

– Pagamento de cartão de crédito

– Saques de benefícios sociais, com o cartão magnético

– Resgate de investimento

– Pagamento de IPTU

– Pagamento de IPVA (somente em terminais de atendimento do Banco do Brasil)

Pela Internet:

– Pagamento de IPTU

– Pagamento de IPVA

– Pagamento de água, luz e telefone

– Consulta de saldo/extrato

– Pagamento de boletos de cobrança bancária

– Pagamento de prestação habitacional

– Transferências

Please follow and like us: