Lapa recebe título de capital da cultura e lembra episódio da revolução
Na quarta-feira, dia 09 de fevereiro, finalizando as comemorações do Cerco, a cidade da Lapa recebeu a titularidade de Capital Brasileira da Cultura em um evento que contou com teatro, música, vídeo e literatura.
O evento começou com a encenação da peça “Nós Somos a Lapa”, dirigida por Nádia Burda, atriz e diretora do Theatro São João. Em seguida, foi apresentado um vídeo sobre a cidade de Ribeirão Preto, cidade capital da cultura em 2010 e que passou o título para a Lapa.
Ao fundo do palco do Cine Teatro surge então a logomarca da Lapa como Capital Brasileira da Cultura e a divulgação do hino da cidade, de autoria de Luiz César Ganso Nogueira. O vídeo com imagens da cidade ainda não foi finalizado, mas nos próximos eventos da capital da cultura será apresentado e será veiculado no Discovery Channel em toda a América Latina.
Um destaque deve ser feito para a apresentação da cidade da Lapa, por meio de imagens dos casarios e pontos históricos da cidade, feita logo em seguida. Quem contou as curiosidades de cada local foi Nádia Burda que, de forma simples e descontraída, trouxe no brilho de seus olhos o orgulho de pertencer a esta cidade que se tornou a Capital Brasileira da Cultura em 2011. Um discurso leve, descontraído que demonstrou todo o amor do lapeano por sua terra.
E, além da comunidade que prestigiou o evento, estiveram presentes autoridades como o deputado Federal Angelo Vanhoni e o deputado estadual Péricles de Mello, representando comissões de cultura, Vanhoni pelo Congresso Nacional e Péricles pela Assembléia Legislativa. O Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Alípio Leal (ex Reitor da IFPR) representou o governador Beto Richa.
O evento contou ainda com a entrega do livro “Lapa Tropas e Tropeiros – Caminhos da História”, pelas autoras Valéria e Maria Inês Borges da Silveira, para algumas autoridades que não residem na Lapa e que estiveram presentes no evento.
Segundo o Prefeito Paulo Furiati, “o recebimento do título representa não só reconhecimento, mas uma grande oportunidade para a cidade, pois a partir de agora, se já tínhamos um compromisso, a responsabilidade aumenta. Vamos investir mais e melhor, ampliando a oportunidade da manifestação cultural em todas as suas formas”.
Finalizando a noite, aconteceu apresentação da banda municipal Maestro João Francisco Mariano e dos músicos Luiz César Ganso Nogueira e Beto Capeletto.
Entenda o Prêmio
O anúncio oficial da escolha da Lapa como Capital Brasileira da Cultura 2011 foi feito na manhã do dia 20 de novembro de 2010 pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais em Barcelona (Espanha) e pela ONG CBC – Capital Brasileira da Cultura, entidade responsável pela promoção e gestão deste título aqui no Brasil.
O Bureau Internacional de Capitais Culturais é um organismo internacional com sede em Barcelona (Espanha) que criou e mantêm os projetos da Capital Brasileira da Cultura, da Capital Americana da Cultura, da Capital da Cultura Catalã, da Capital da Cultura Espanhola e da US Capital of Culture nos Estados Unidos, além de apoiar e incentivar projetos semelhantes em outras partes do globo.
Aqui no Brasil a gestão desta certificação é mantida e supervisionada pela CBC – Capital Brasileira da Cultura, entidade sediada em São Paulo, contando com o apoio dos Ministérios da Cultura e do Turismo e com a participação e parceria de varias entidades.
Foto 2: Lapa recebe o título Capital Brasileira da Cultura 2011, foto, Tanielson Campos, Mario Vedrell e Furiati.
Foto 3:Angelo Vanhoni recebendo a obra das autoras Valéria e Maria Inês Borges da Silveira.