“Não há, entre as coisas em particular, nada mais útil ao homem do que um homem”. (Espinosa, 1989)
A palavra Teatro deriva dos verbos gregos “ver, enxergar”, ou seja, lugar de ver, ver o mundo, se ver no mundo. E muitos ainda não sabem dos benefícios do teatro à vida social, emocional ou mesmo intelectual das pessoas.
Quando inserido no contexto escolar traz inúmeros benefícios para a vida, se trabalhado com propósitos e objetivos definidos, como a socialização, a auto estima, o conhecimento.
O teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural, na formação da identidade e como indivíduo, sendo excelente ao seu desenvolvimento perceptivo.
Com a prática do teatro aprende-se a improvisar, desenvolve-se a oralidade, a expressão corporal, a impostação da voz, o vocabulário, trabalha-se o lado emocional, desenvolve-se habilidades para as artes visuais, a música e a dança, oportuniza-se a pesquisa, trabalha-se a redação, a cidadania, a ética, os sentimentos… Fazendo “de conta” a criança fica muito perto da verdade e desenvolve sua criatividade.
O jogo mostra as necessidades psicológicas das crianças, provoca a desinibição, liberação da agressividade mal controlada, promove a interdisciplinaridade, incentiva a leitura, ajuda a adquirir auto confiança, estimula a imaginação e a organização do pensamento.
Os adultos também podem se beneficiar desta forma de comunicação, encarando os desafios do dia a dia com mais reflexão e serenidade.
A timidez é um dos maiores fatores limitadores da nossa vida pessoal, interpessoal, profissional e perda da identidade.
Algumas pessoas sentem dificuldade de falar em público ou mesmo passar por uma entrevista de emprego. A dificuldade de se relacionar, a má postura, o medo, faz com que percam grandes oportunidades.
Um curso de teatro pode ser uma solução para estes problemas. Os jogos dramáticos são uma forma para soltar os personagens inconscientes do indivíduo. Pode ser um momento de autoconhecimento vindo à tona sua potencialidade.
Todos podem se beneficiar com o teatro: crianças, jovens e adultos. Através de jogos, dinâmicas, improvisações, aprende-se a importância de “ser”.
Além disso, pode ser uma excelente forma de entretenimento. Por que não?
Ivanize Bueno Moreira é arte educadora, graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em artes cênicas, pós graduação em arte educação, atriz.
Contatos: telefone – 9937-2587; e-mail – teatro.e.arte@hotmail.com; blog – teatroeteoria.blogspot.com