Gostar de si mesmo

Todos os livros sagrados dizem “Ame teu próximo como a ti mesmo”. Por mais simples e clara que esta afirmação possa parecer, levamos muito tempo para exercitá-la. Isso acontece com a maioria dos seres humanos. Às vezes levamos anos para nos darmos conta desse “como a ti mesmo”. Mais ainda, temos que saber que se não nos amarmos e respeitarmos, seremos incapazes de qualquer amor verdadeiro pelos outros, ou por nós mesmos. Há uma tendência a achar, às vezes, que o amor a si mesmo é vaidade, egoísmo e arrogância. Talvez por isso o amor a si mesmo não seja tão despertado e estimulado em nós desde pequenos. Pelo contrário, somos formados para atender os desejos alheios. Corremos, lutamos, trabalhamos até a exaustão e acabamos esquecendo do “como a ti mesmo”.

Para sermos amados pelos outros, corremos desesperadamente para responder e agradar as solicitações. E, nesse esforço permanente, perdemos de vista o incrível milagre que, como centelha divina e esplêndida expressão da vida, cada um de nós somos. Pense nisso, as atitudes de vaidade, egoísmo e arrogância não revelam amor a si mesmo; indicam medo, insegurança, necessidade de afirmação de algo, que não se acredita de fato. Essas atitudes são disfarces, escudos para ocultar, até da própria pessoa, a falta de “ame a ti mesmo”; incomodam e fazem sofrer.

Ame a ti e ao próximo, o amor é generoso, respeitoso, solidário e repleto de compaixão, já que é expressão divina em nós. Quem ama a si próprio entra em contato e sintonia com o universo e no que ele tem de melhor, e tudo passará a fluir em sua vida. Está na hora de aprendermos o amor em nós mesmos, não nos esquecendo da afirmação: amar o próximo como ama a ti mesmo.

Para Refletir

Pratique o amor incondicional, aquele que não espera nada em troca. Assim você mudará imensamente a sua vida.

Please follow and like us: