Residências enfrentam problemas de alagamentos nos dias de chuva: a promessa é de que até 10 de março tudo esteja resolvido
Algumas casas e salas comerciais da Avenida Aloísio Leoni, entre a antiga sede do Scandelari e a Avenida Tancredo Neves, ainda não possuem ligação de esgoto. Por conta disso, nos dias de chuva, a água entra para as residências através da rede de esgoto do banheiro.
Com as chuvas constantes, os alagamentos também estão freqüentes. Com isso, os prejuízos também surgem. Na casa de Ione Rosa foi necessário retirar o carpet da sala e dos quartos e os móveis estão estragando. “Tivemos que levantar os móveis de pernas para o ar para tentar salvar, deixando secar por cerca de uma semana, mas mesmo assim o mau cheiro do esgoto fica”, relata Ione. Como medidas paliativas, a moradora instalou em sua casa uma válvula de retenção para tentar contornar o problema, assim como escoamento de água na calçada para que possa ser levada para fora do terreno.
Na nova sede da Cresol da Lapa também há problemas de alagamento, do retorno da água pela rede de esgoto. Nesta semana aconteceu novamente o problema, tanto que se procurou localizar a ligação de esgoto do prédio para instalar a válvula de retenção.
Mas, engana-se quem pensa que a culpa pela falta de ligação de esgoto é dos moradores. O problema é antigo e, por várias vezes foi solicitada a regularização da situação.
No dia 18 os moradores da região procuraram a Prefeitura Municipal pedindo uma solução e solicitando que se aproveite o momento das obras do Parque Linear, que estão sendo feitas bem próximas ao local, para que se resolva o problema.
“O Major Binder, da Defesa Civil, está providenciando ajuda e procurou deixar certo para que até o dia 10 de março as ligações sejam feitas”, conta Ione. Segundo a moradora, as informações passadas são de que tanto o Prefeito Paulo Furiati como o Gerente da Unidade Regional da Sanepar, Vilmar Fávaro Purga, já estão sabendo da situação e estão cientes da necessidade de providências. Está faltando somente a intervenção da empresa de telefonia Oi, para que trabalhe em conjunto, evitando que as obras de ligação do esgoto afetem os cabos de fibra ótica da empresa.
Os moradores dizem que irão aguardar o prazo estipulado, mas se não forem tomadas as providências até a data prevista, procurarão seus direitos. O Major Binder não responde mais pela Secretaria de Obras. Agora o responsável é Paulo Martins que já está à par da situação e, espera-se, deve levar adiante a resolução do problema na região.
Foto1: A Cresol Lapa chegou a abrir a calçada em frente à sua sede para procurar a ligação de esgoto tentando instalar válvula de retenção.
Foto 2: Os prejuízos ficam para os moradores: móveis que vão estragando com a umidade e necessidade de retirada do carpet.
Foto 3: A moradora Ione Rosa precisou fazer um sistema de escoamento de água, para amenizar o alagamento em seu terreno.