É preciso coragem para mudar de opinião

Pois é! Segundo a Wikipédia coragem é a habilidade de confrontar o medo à dor, o perigo, a incerteza ou intimidação. Pode ser dividida em “coragem física” e “coragem moral”. O homem sem temeridade motiva-se a ir mais além. Enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa com o pior. O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante.

Quantas pessoas não estão precisando ouvir um grito de coragem na Lapa? Sim! Pois muitos ainda têm aquela mentalidade de que a cidade ainda é tão pequena, não havendo necessidade de buscar mais qualificação, mais conhecimento. A frase típica: para quê? Na Lapa você nunca vai usar isso.

E eu pergunto: será mesmo que não iremos usar o conhecimento aqui? Será mesmo que ele não terá utilidade?

Infelizmente, esse pensamento se concretiza cada vez que precisamos ir para outros municípios buscar novidades. Se continuarmos a pensar com a mente fechada, crendo que a Lapa é apenas um pequeno município, ficará cada vez mais difícil ampliar as oportunidades.

E, de mais a mais, conhecimento sempre agrega. Ajuda a “arejar” a forma de encarar a vida, de enxergar o mundo.

Ajuda também a mudar de opinião, admitir erros, aceitar que não somos donos da verdade. Aprender com quem teoricamente, saberia menos que nós. Isso serve muito para as pessoas extremamente moralistas, tão comuns nas redondezas. Serve também para aqueles que crêem que, por conta de sua posição social ou volume de dinheiro no banco, podem pisar em quem passa em sua frente.

O pensamento trazido ao término deste Bate Papo, de Alexandre Herculano, deveria estar na mente de todos. Trata de abandonar velhos paradigmas. Sobre questionar o que nos é mostrado como verdade absoluta!

Acredite, este é um desafio a muitas pessoas com idade avançada, mas, infelizmente, a muitos jovens também! E fica um desafio a você leitor: duvidar das verdades apresentadas, buscando trazer a tona uma verdade.

Isso faz com que paremos para pensar. Refletir. Consequentemente, quando fazemos isso, estamos dispostos a aprender.

Justamente por isso que volto com o pensamento de Herculano!

Não sinta medo, nem vergonha de admitir, quando for necessário, que se enganou.

Não deixe que sua preocupação sobre o que os outros vão dizer ou pensar, quando se deparar com uma situação assim.

Coragem!

Quando você fizer isso, superar esse tipo de obstáculo, mudanças surpreendentes irão acontecer em sua vida e no mundo ao seu redor.

Não sinta vergonha de aprender algo novo!

-o-o

Eu não me envergonho de corrigir meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar e aprender.

(Alexandre Herculano)

Please follow and like us: