Segundo o titular da pesquisa professor Walter Marcos Knaesel Birkner, o Projeto intitulado “Capacitação de jovens da agricultura familiar do Planalto Norte Catarinense” teve início com base em cursos gratuitos de capacitação para agricultores de pequenas propriedades, oferecido pela UnC em 2008 à pedido da comunidade, que se fazia presente em reuniões na Universidade.
Com abertura do edital do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) este mesmo projeto foi reformulado, voltado ao público juvenil, tendo como colaborador a prefeitura de Canoinhas.
Este projeto de capacitação foi desenvolvido no período de dois anos, finalizando suas atividades em dezembro de 2010. Com o objetivo de estimular os jovens à vislumbrarem perspectivas de permanência no campo por meio de moderna gestão da propriedade rural, professores da UnC na área das Ciências Sociais e docentes do mestrado, ministraram aulas nas segundas e terças-feiras no período vespertino oferecendo um conjunto sistematizado de conhecimentos e noções que auxiliaram na capacitação para gerenciamento da pequena propriedade rural.
Tomando por base a linha de pesquisa em que está inserido, que prioriza processos no desenvolvimento socioeconômico, político, cultural e educacional, o objetivo macro deste trabalho foi a profissionalização da atividade produtiva na agricultura familiar, dando condições de viabilidade econômica, social e cultural da região, qualificando o jovem a enfrentar os desafios de um mundo globalizado, diminuindo as dificuldades da vida no campo, o êxodo rural e consequentemente o aumento das desigualdades sociais.
Birkner relatou em entrevista que está desenvolvendo um relatório com as atividades realizadas durante a efetivação do projeto com intuito é de transformar este relatório em um artigo que poderá servir de referencia para pesquisas posteriores na área.