Para relembrar e festejar os 12 anos de lutas e conquistas, no ultimo sábado , as 108 famílias do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que vivem no assentamento Contestado, no município da Lapa, Paraná, realizaram uma grande festa.
A comemoração foi realizada na sede do assentamento, e teve inicio às 9 horas com feira de produtos da Reforma Agrária, ato ecumênico, mística, ato político e o auge foi a inauguração da Escola Estadual Contestado, seguido de almoço, e atividades culturais.
O ato solene contou com a presença de representantes do governo municipal e estadual, entidades amigas, e simpatizantes.
O assentamento localizado a aproximadamente 70 quilômetros de Curitiba conta hoje com todos os níveis de ensino educacional, desde 1ª série a graduação em Agroecologia, tendo em torno de 400 estudantes, o que para o movimento é uma grande vitória já que há muito tempo se luta para ter escolas dentro de todas as áreas de Reforma Agrária, dando a oportunidade para todos estudarem.
O Projeto de Assentamento Contestado tem uma área de 3.228 hectares, e destaca-se pela produção de alimentos por meio da horticultura. Os gêneros alimentícios são consumidos pelos assentados e também comercializados por meio das feiras, cooperativas e também pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) que atualmente abastece 14 entidades de Campo Largo, Lapa e Curitiba, dentre elas, escolas, associações e hospital.
Caso a portaria seja editada pelo ICMBio, o entorno do parque diminuirá de 10 km para 1200 metros. A alteração dessa zona de transição legítima o decreto que poderá ser assinado pela Presidenta Dilma Roussef, possibilitando o plantio de milho transgênico a partir de 1200 m das unidades de conservação.