Moradores de Mariental discutem IPTU e processo contra a Sanepar

Grande participação de moradores dá força à associação, ajudando na busca por melhorias na região

Num exercício de democracia e cidadania cerca de cem pessoas participaram da sétima reunião da Associação de Moradores de Mariental, realizada no dia 25 de março. Na data foram discutidos temas como cobrança de IPTU, devido ao enquadramento da região como perímetro urbano pela lei n° 2336, de 23 de junho de 2009. O Presidente da Associação esclareceu que o início da referida cobrança em Mariental depende de uma nova lei especifica, já que a atual não determinou de que maneira seria feita, apenas delimitou a área através de coordenadas e não definiu os valores dos imóveis. Ainda foi repassada a informação aos moradores de que, para ser efetuada a cobrança, é necessário que o Poder Legislativo Municipal realize uma audiência para demonstrar como se dará a regularização dos imóveis e seus valores. No mesmo momento, a Associação se colocou à disposição dos Poderes Executivos e Legislativo Municipal para organizar o evento, bem como a disposição dos moradores para tirar eventuais dúvidas.

SANEPAR

Quanto aos processos contra a Sanepar, a última informação é de que a empresa recorreu das ações interpostas no caso da água contaminada em 2 de setembro de 2010. Agora os recursos só dependem do despacho do Juiz da Comarca da Lapa para terem seguimento à turma recursal, que fica em Curitiba, e cujo julgamento deve ser efetuado entre quatro e seis meses. “A Associação dos Moradores de Mariental espera que a turma recursal mantenha a condenação estipulada pelo Juiz do Especial Civil da Lapa, que condenou a Sanepar ao pagamento de mil reais para cada consumidor que interpelou judicialmente a empresa”, diz o presidente José Augusto Hammerschmidt.

Estava agendado também para a reunião o sorteio da rifa da TV 14”. No entanto, devido ao falecimento do irmão do Monsenhor Domingos, a comunidade decidiu adiar o sorteio para o dia 29 de abril, data da próxima reunião da Associação.

OUTRAS REIVINDICAÇÕES

Outro tema abordado na reunião foi a vistoria feita pelos Secretários Municipais Juca Pazzinatto e Juciel e pelo vereador Carlinhos no terreno onde será construída a capela mortuária de Mariental. O presidente da Associação agradeceu publicamente o apoio que a associação tem recebido dos meios de comunicação da Lapa, como as rádios Legendária e Lapeana FM e os jornais impressos Tribuna Regional da Lapa e Assunto Direto.

“Ficou claro na reunião que a comunidade de Mariental quer melhorias para seus habitantes e está organizada para consegui-las, seja no âmbito municipal, estadual ou federal, pois todo o poder emana do povo e em nome dele e para ele deve ser exercido”, finalizou o presidente José Augusto.

A próxima reunião acontecerá no dia 29 de abril e o convite para participar está aberto para toda a comunidade, inclusive pessoas que não pertencem à localidade de Mariental e também demais autoridades.

Please follow and like us: