Bicicleta: uma alternativa para a Lapa

Muito se fala que o trânsito na cidade da Lapa está ficando cada vez mais caótico, que está cada vez mais difícil encontrar lugar para estacionar no centro da cidade. Tudo isso é a mais pura realidade, tanto que várias mudanças nos sentidos das ruas e outras providências estão sendo tomadas pelas autoridades. Para quem vive no município é quase impossível não notar a mudança de hoje para 10 anos atrás. Uma das melhores alternativas para tudo isso seria o maior uso da bicicleta. Essa é uma campanha já realizada nas principais cidades do país, como uma opção de melhora do trânsito. A bicicleta é um meio de transporte não poluente que não ocupa tanto espaço como os automóveis. Porém, na Lapa é clara a falta de ciclovias para melhor atender os ciclistas. O problema já é antigo e conhecido por todos, no entanto não é resolvido. É comum, por exemplo, ver ciclistas andando no meio do calçadão da Avenida Caetano Munhoz da Rocha, principal avenida da cidade. Porém, é proibido andar de bicicleta no local, pois é um lugar feito para pedestres e não ciclistas. Falta a ciclovia.

As ruas no centro histórico da Lapa, por serem em sua maioria de paralelepípedos, causam dificuldades aos ciclistas. Mais um motivo para a necessidade de ciclovias na cidade.

DEVERES

É importante também ressaltar que o ciclista tem deveres como o motorista. São comuns muitas reclamações de motoristas por conta de ciclistas que se acham “donos da rua”, andando na contramão, não respeitando preferenciais etc. O ciclista tem as mesmas obrigações no trânsito que o motorista. Havendo o respeito entre ciclistas e motoristas já haveria uma melhora no trânsito.

Esta poderia ser uma medida para uma melhora a curto prazo: construção de ciclovias na cidade como medida para ajudar os ciclistas e contribuir para o trânsito na cidade.

Sandro Cesar é estagiário de Jornalismo na Tribuna Regional.

Please follow and like us: