Mudanças de sentido nas ruas centrais da Lapa

Busca por melhoria no tráfego tem como conseqüência mudanças em ruas e proibições no centro da cidade

Nesta semana ocorreram mudanças no sentido das ruas da cidade da Lapa (veja mapa ilustrativo). Segundo o Major Binder, responsável por estas modificações, as alterações foram feitas pensando em melhorar o tráfego de veículos no município.

A Lapa e todos os municípios do Brasil estão passando por uma transformação no trânsito. O CONTRAN exige que todos os municípios, a partir de 2015, passem a tomar conta do seu próprio trânsito, tirando a carga da Policia Militar, que já toma conta da segurança, além do trânsito.

Mas, antes de se definir uma lei a respeito da municipalização do trânsito, algumas melhorias podem e devem ser feitas. Segundo Major Binder, as alterações afetam as seguintes ruas: Marechal Floriano Peixoto; Francisco Braga; Eduardo Santos Lima.

Na Rua Marechal Floriano o sentido passou a ser único, em direção à Rua Joaquim Linhares de Lacerda, com estacionamento permitido em diagonal, somente à esquerda. Já na Francisco Braga o sentido se tornou único, em direção à Gustavo Kuss. Na Rua Eduardo Santos Lima, o sentido agora é único em toda a sua extensão, em direção à Rádio Legendária (Pantheon). As Ruas Eufrásio Cortes e Barão dos Campos Gerais não tiveram mudanças.

As próximas mudanças acontecerão na Rua Coronel Dulcídio, que terá sentido único em toda sua extensão, com estacionamento à esquerda, na diagonal. A Rua Barão do Rio Branco terá sentido único até o 15º. GAC AP.

Possíveis mudanças podem acontecer na Rua João Cândido Ferreira, com a colocação de uma rotatória na esquina com a Avenida Caetano Munhoz da Rocha.

Mas a mudança que provocará maior polêmica será a proibição de caminhões das 9h às 18h no anel central (ruas Marechal Floriano, Eufrásio Cortes, Coronel Dulcídio e Conselheiro Alves de Araújo). A tentativa é tirar o tráfego de veículos pesados do centro da cidade.

Com todas estas alterações e proibições, será necessário implantar um sistema nos moldes do estacionamento rotativo pago, popularmente conhecido como Estar. Esta possibilidade está sendo analisada para ser levada à proposta de lei da municipalização do trânsito. Bem como a contratação de agentes de trânsito com poder de polícia e um órgão municipal onde os cidadãos possam recorrer das multas aplicadas. No entanto, estas idéias ainda estão sendo discutidas para, então, serem levadas ao plenário da Câmara dos Vereadores para votação e possível aprovação.

POLÊMICA

Como as alterações em sentidos de ruas e proibições no anel central irão afetar a vida de muitos moradores, há aqueles que já estão se mobilizando com abaixo-assinados, buscando evitar as alterações. No entanto, esquecem-se que as mudanças são necessárias para que se chegue, senão à solução, ao menos à melhorias no tráfego de veículos na Lapa.

É preciso, antes de mais nada, pensar coletivamente. O que será melhor para o trânsito da Lapa? O que realmente beneficiará o tráfego? São perguntas essenciais de serem respondidas, antes de questionar o que ficará melhor para determinado morador, empresa ou lojista.

INTERATIVIDADE

E você, leitor, também pode participar desta discussão. O que você acha que deve ser feito para melhorar o trânsito na Lapa? Agora é a hora de divulgar suas idéias, pois em breve será criada uma lei a respeito.

Envie sua sugestão para o e-mail da Tribuna (tribunalapa@gmail.com) ou deixe seu recado no saite (www.tribunaregionaldalapa.com.br). Participe!

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