Conversamos com Fabio Furiati, o novo secretário de Comunicação da Lapa, em pauta assuntos como a valorização do orgulho de ser lapeano, acompanhe as palavras do novo secretario:
A Lapa é a Capital Nacional da Cultura, tudo isso se deve a condição que ela reúne na questão do patrimônio histórico, na questão da qualidade de vida, na questão do meio ambiente, a Lapa é um dos únicos municípios da região metropolitana de Curitiba que tem um aterro sanitário perfeitamente legal, isso é algo que enaltece a cidade. Essas coisas precisam ser enaltecidas para o Lapeano ter orgulho de nossa cidade, a Lapa é uma das melhores cidades do mundo.
Nós lapeanos temos que saber a real importância de nossa cidade, enquanto nós não valorizarmos a cidade vai ser difícil vender isso para quem vem de fora, nós temos condições de fazer a Lapa não ter os problemas que as cidades grandes tem hoje. A Lapa esta em desenvolvimento, podemos tomar outras cidades como modelo para não fazer o que houve de errado nelas. O Parque Linear, por exemplo, não é um parque de embelezamento, é uma correção de um rio que alaga, porém ele vai ser um belo parque também para o uso da população, isso é maravilhoso. Futuramente a região onde vai ser localizado o parque, sofreria problemas graves, porém a Lapa mostra uma visão de futuro.
Não é possível só o poder publico tomar as iniciativas, é necessário que o poder público se alie ao poder privado para que haja envolvimento das pessoas. A idéia é resgatar o valor da Lapa com a parceria privada. A Lapa ainda é uma cidade pobre em arrecadação, é necessário um maior interesse da população em relação à cidade, por exemplo, as cidades européias são as mesmas do Brasil, o que diferem elas, é o interesse que os moradores têm em relação a elas. Na ultima quarta-feira (13/04) aconteceu uma feira na Lapa que foi um sucesso, essas atitudes tem que ser valorizadas, é importante a população participar das atividades realizadas na cidade, é freqüente ouvir entre os moradores a reclamação que na Lapa não tem nada para se fazer, porém se a população não prestigiar esses eventos, nunca vai ter nada mesmo. No Theatro São João, no Cinema, sempre são realizados eventos, é preciso que a população freqüente mais esses locais.
É necessário também, fazer a inclusão Social da zona rural e da periferia, a nossa idéia é criar uma consciência de lapeanidade,’ Eu sou Lapeano, a Lapa é boa e eu gosto da Lapa’, parar com essa história que ‘Na Lapa não tem futuro, na Lapa não tem nada para fazer’ isso tem que sair da mentalidade do lapeano, a cidade fica diminuída com esses pensamentos, é preciso que os moradores do interior e da periferia também tenham orgulho da Lapa, é muito fácil dizer que se tem orgulho da cidade na frente do Theatro ou dos demais casarões históricos, é preciso o município inteiro sentir esse orgulho. Os moradores, por exemplo, de Morretes e Antonina defendem com todas as forças as suas cidades. É preciso melhorar a alta estima do lapeano. É necessário tudo isso para se fazer uma inclusão das periferias e da zona rural.
Outro projeto que estamos estudando, é fazer um ‘Fala cidadão’, Como se fosse uma secretaria eletrônica onde as pessoas iriam ligar para fazer perguntas em relação a Lapa e dar sugestões para uma melhora da cidade. Tudo isso é um projeto.
A secretaria de comunicação da Lapa esta a disposição dos cidadões e aberta para sugestões.