Os líderes lapeanos são eficazes?

A maioria das pessoas deseja a liderança. No entanto, ser um líder eficaz exige preparação intensa e a compreensão de que, quanto mais eficaz for sua liderança, maiores serão as tentações sofridas.

A concorrência irá persegui-lo cada vez mais à medida em que você se torna um líder mais e mais qualificado.

A boa liderança requer muito esforço e disciplina para enfrentar várias tentações, nas mais diferentes áreas da vida de um líder.

Na esfera pessoal, muitos líderes não conseguem combinar o fato de serem líderes e manterem relacionamentos pessoais, como foi o caso do ex-presidente norte americano Bill Clinton, que quase pôs tudo a perder por ter se envolvido com uma estagiária da Casa Branca.

Na esfera financeira, a obsessão pelo dinheiro pode ser capaz de dissipar a eficácia da liderança. Um líder eficaz deve seguir os mais rigorosos critérios com respeito às finanças, inclusive quanto ao seu salário, pois servirá de exemplo. Inúmeros políticos no Brasil são desmascarados pela imoralidade e a falta de ética, provocando escândalos constantemente. Cuidar do dinheiro é, sim, algo importante na vida do líder e de todos.

Liderança como forma de poder. O uso exagerado do poder leva ao orgulho. E um líder orgulhoso se preocupa em aparentar uma eficiência mais do que agir de forma eficiente. Para um líder orgulhoso, a liderança torna-se o principal objetivo em vez do bem-estar da organização e de seus liderados. Podemos citar o exemplo de um dos maiores líderes da atualidade em nosso país, presidente de uma das maiores empresas brasileiras, que diz que a eficácia da liderança consiste “na bondade, na humildade, na tolerância e não na força”. Muitos gestores tomam determinadas decisões por questões de orgulho pessoal, ferindo muitas pessoas, além das metas organizacionais, mas com o único objetivo de dar vazão ao sentimento.

A grande lição vem do maior e mais poderoso de todos os líderes, que não ostentou sua posição ou poder, antes esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens (Filipenses 2:7).

Uma célebre frase diz que: “se você quiser conhecer o caráter de uma pessoa, dê poder a ela”. Esta frase aponta para alguns cuidados que precisam ser tomados por líderes eficazes, pois de nada adianta agir com orgulho excessivo, arrogância e soberba, deixando de ser sensível às críticas e cobranças de pessoas ou às verdades que o auxiliarão a manter o nível de excelência da sua liderança por todo o tempo que vier a exercê-la.

E então, os líderes lapeanos, em sua visão, leitor, são eficazes? Esta reflexão é de grande importância, já que no ano de 2012 escolheremos um novo líder para o executivo e novos líderes para o poder legislativo.

Analise, avalie. São eles que determinarão várias questões que influenciam o seu dia-a-dia.

Please follow and like us: