Empresa de biodiesel irá investir inicialmente R$ 110 milhões na Lapa

Na quinta-feira, dia 26 de maio, aconteceu o lançamento da construção da Usina de Biodiesel na Lapa.

O evento reuniu diversas autoridades e comunidade no Clube Lapeano, local onde foi explanado como se dará a construção e todo o processo envolvendo produtores locais.

A empresa Potencial Petróleo vai instalar no município uma empresa que visa a criação de biodiesel.

O investimento inicial é de 110 milhões de reais. Segundo o que foi relatado no dia, em aproximadamente 14 meses a Lapa deverá ter o empreendimento pronto. O empresário lapeano e diretor da empresa Potencial, Arnoldo Hammerschmidt, ressaltou a importância do investimento que a empresa trará para a cidade. Diretamente serão criados 120 empregos.

Como a empresa é automatizada, não é uma grande geradora de empregos diretos, porém indiretamente estima-se que a empresa irá ajudar cerca de 7 mil famílias do interior da cidade, sem contar os demais benefícios para o comércio local nas áreas de alimentação e transporte. A estimativa é de que empresa aumente em 30% o PIB da Lapa, em sua segunda etapa de instalação.

Segundo Arnaldo, o projeto está sendo discutido há quatro anos e agora irá sair do papel gerando avanços no município.

POTENCIAL

A Potencial Petróleo foi fundada em 1994. No ano de 2003 saiu do Paraná, abrindo filial em Canoas (RS). Já em 2009 estava em São Paulo e Minas Gerais.

Atualmente possui 66 Postos no Paraná, 82 em Santa Catarina, 45 no Rio Grande do Sul, 10 em Minas Gerais e 1 em São Paulo. O faturamento anual da empresa é de R$ 650 milhões.

Há dois anos está entre as maiores empresas do Brasil. A sede localiza-se em Araucária, com cinco filiais e parceria com duas empresas araucarienses, e capacidade de armazenamento de 28 milhões de litros de petróleo.

PROJETO BIODIESEL

O biodiesel é produzido através de fontes renováveis, óleos vegetais ou gorduras animais, não é toxico, é o resultado de mistura de gordura animal com o álcool,

O governo federal criou em 2004 um programa que incentiva a criação de biodiesel no Brasil, visando a eliminação de poluentes principalmente o CO², também programou, a longo prazo, qual é o percentual de biodiesel que deveria ser adicionado ao diesel.

O programa teve um sucesso tão grande que os percentuais programados para adição até 2013 já estão superados atualmente.

As principais matérias-primas que foram utilizadas são o óleo de soja 82%, gorduras animais, quase 15%, óleo de algodão, 2%, e outros óleos.

O óleo de soja predomina na lista, sendo que o Brasil é um grande produtor de óleo de soja e é a matéria mais barata para se produzir o biodiesel.

Please follow and like us: