A diabetes pode ser classificada em duas categorias: Tipo 1, ou insulino-dependente, (infanto-juvenil); e Tipo 2, ou não-insulino-dependente (adultos). Às veses é necessário o uso de insulina.
As pessoas que têm essa patologia apresentam uma taxa de mortalidade relativamente alta. O indivíduo com diabetes apresenta um maior risco de doença coronariana, cerebrovascular, vascular periférica, hipertensão, distúrbios renais, oftálmicos e incluindo a cegueira. Aproximadamente 12 milhões de brasileiros apresentam diabetes (cerca de 10 a 15% classificados como Tipo 1 e 85 a 90% Tipo 2).
As principais formas de tratamento do diabetes são a administração de insulina, a dieta e o exercício físico.
ATIVIDADE FÍSICA
Os objetivos gerais da atividade física para o diabético são:
• Controlar o peso corporal;
• Regular o nível de glicose sanguínea, estimulando a produção de insulina;
• Diminuir o risco de doença coronariana;
• Diminuir a dose de medicamentos, através dos exercícios;
• Elevar a auto-estima;
• Prevenção da nefropatia diabética (alterações nos vasos dos rins).
RECOMENDAÇÕES
Para a realização das atividades físicas, são necessárias algumas recomendações ao diabético:
1. Devido a complexidade é necessário contato com o médico responsável pelo paciente/aluno, para que siga de perto a progressão dos exercícios e dos níveis glicêmicos. Lembre-se que a atividade física é apenas uma parte do controle ou tratamento da doença;
2. Freqüência semanal, pelo menos 3 vezes, em dias alternados;
3. Progressão na intensidade e volume de trabalho;
4. Organizar horário da sessão de treino: o indicado é a utilização da insulina pelo menos uma hora antes da atividade, e o músculo solicitado para tal não seja exercitado;
5. O professor e o aluno devem estar atentos a possíveis casos de hipoglicemia (concentração baixa de glicose no sangue).
É válido lembrar que a hipoglicemia pode causar lesões cerebrais irreversíveis, devido a isso, os níveis de glicemia devem ser cuidadosamente monitorados durante o exercício, particularmente nas pessoas com diabetes tipo 1, de modo que a dieta e a dosagem de insulina podem ser alteradas conforme a intensidade.
“Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo”. (Pv 16:3)