Dia do Internacional do futebol

O esporte mais popular do mundo é também uma paixão lapeana!

No dia 19 de julho foi comemorado o dia internacional do futebol. O Brasil é conhecido como o país do futebol e, na Lapa, não poderia ser diferente. Times tradicionais, estádios, grandes jogadores sempre fizeram parte dos campeonatos de futebol na cidade.

A tradição dos times é grande. Como não lembrar dos maiores rivais da cidade quando o assunto é futebol? União e Avaí, o Leão da Saudade e o Menino Travesso. Quantos grandes clássicos entre as equipes. Outras tantas equipes que marcaram história no futebol lapeano, como os sempre fortes times do interior Canoiero, Água Azul e Palmital. Os times que deixaram de existir, mas mesmo assim ficaram as lembranças até hoje, como o antigo Colorado e o Lapa Futebol Clube.

Estádios tradicionais como o da Ferroviária, que já presenciaram grandes jogos. Os times profissionais do estado, como Atlético (PR), Coritiba e Paraná Clube, por diversas vezes, já vieram à Lapa.

Grandes jogadores já passaram por aqui. Sicupira, o maior goleador da história do Atlético Paranaense, nasceu na Lapa. Hélcio, volante e lateral esquerdo, Campeão Brasileiro pelo Coritiba em 1985, também é lapeano. Além de Carlos “Lalá” Pierin, goleiro que jogou com Pelé no Santos entre 1959 a 1962.

Outros grandes jogadores que se destacaram na cidade foram para times profissionais mas não tiveram a sorte suficiente para se tornarem jogadores, apesar de toda a condição técnica para isso. Bons exemplos disso são Palinha e Ítalo, grandes jogadores que sempre são muito disputados por todos os times da Lapa.

Atualmente a escolinha de futebol do União Esporte Clube faz um grande trabalho com os jovens lapeanos. O Projeto Social, que começou em 08 de agosto de 2009, conta com três professores e um psicólogo. Os garotos da escolinha já representaram a Lapa em campeonatos no Paraná, em Santa Catarina e em outros países.

Outro detalhe da Escolinha são os garotos que saíram do projeto e agora estão jogando no Atlético Paranaense, Paraná Clube, Trieste e Figueirense de Santa Catarina.

Que o futebol na Lapa continue grande e revelando craques!

Please follow and like us: