Lapa chegando à Europa e a times da capital

Garotos talento oriundos o Projeto Social do União Esporte Clube apresentam bons resultados e tem chance de conhecer outras realidades

O projeto social da escolinha do União começou em 2009 e já vem colhendo os frutos da dedicação dos garotos. A escolinha conta com mais de 100 alunos, divididos em três categorias: sub-11, sub-13 e sub-15, além de três professores e uma psicóloga. Os garotos do projeto já representaram a Lapa em campeonatos no Paraná e em Santa Catarina. Sendo que no Paraná disputaram dois Campeonatos Metropolitanos de Futebol e um Campeonato Cobrinhas. Já em Santa Catarina foram disputados dois Campeonatos Internacionais, um na cidade de Rio Negrinho e outro na cidade de Antonio Carlos, em ambos ocorreu a participação de equipes do Paraguai, Argentina e Chile. Também participaram de um Campeonato na cidade de Mafra.

PARCERIA

Atualmente a equipe da escolinha do União E.C, apoiada pela ONG LAPA GOLL, possui várias parcerias, sendo uma delas com a empresa Planeta Bola Eventos, que já encaminhou garotos lapeanos para disputar torneios na Itália, França e Alemanha.

Atletas como Marcos Bosch e Wagner Lima, de 14 anos, representaram o país na Itália e na França, em 2010 e 2011. Os dois foram selecionados no Campeonato Metropolitano pela Planeta Bola Eventos.

Segundo eles, a experiência foi válida principalmente para conhecer a realidade dos jogadores de outros países. “Os atletas europeus são fortes, treinam praticamente só com a bola e não diversificam como nós”, afirma Wagner. Já Marcos conta sobre a cultura, das dificuldades de comunicação. “A maior dificuldade era entender um ao outro, mas foi bom para conhecermos as diferenças”, diz.

Em 2011 os dois viajaram para França. Desta vez se hospedaram em casas de famílias francesas, no estilo de intercâmbio. Foi uma semana convivendo e aprendendo a cultura local. Segundo o professor Alexandre, esta é uma ótima oportunidade para que os alunos do projeto social percebam que há muito mais oportunidade do que se imagina, não somente na Lapa, mas em qualquer lugar. “Reforçamos sempre aos garotos a importância de estudar, já que nem todos terão a mesma oportunidade no esporte. Com o estudo e a visão de mundo, podem chegar mais longe”, conta ele.

Outro detalhe da escolinha são os garotos que saíram do projeto e agora estão jogando no Atlético Paranaense, Paraná Clube, Trieste e Figueirense. Um exemplo é o Vinícius Ramin, de apenas 12 anos, que iniciou na escolinha e está com viagem marcada para a Itália, em setembro. Mas, para que Vini possa seguir viagem, é preciso a colaboração da comunidade. Ele foi selecionado e recebeu o convite da Planeta Bola, mas os custos de viagem não são cobertos pela empresa.

RIFA

O atleta Vinícius atua no Clube Atlético Paranaense e foi selecionado para participar do 13º Torneio Internazionale Calcio Canegrate, que vai ser realizado entre os dias 9 e 11 de setembro, na cidade de Canegrate, na Itália.

Para que Vinícius possa viajar é necessário patrocínios. Para auxiliar, está sendo vendida uma rifa na Lapa para contribuir com a viagem. As empresas que tiverem interesse em estampar seu logotipo nos uniformes do atleta, podem entrar em contato com o Professor Alexandre por e-mail ou telefone: prof.alexandre88@hotmail.com – 41-8867-1640. O patrocínio será colocado na camisa que Vinícius usará para disputar o campeonato na Itália.

Mas, qualquer pessoa pode colaborar, adquirindo um bilhete da rifa. Os custos da viagem são de cerca de R$ 5 mil. Assim como aconteceu com o atleta José Henrique, Vinícius depende da arrecadação do valor para poder mostrar seu talento na Europa. Zé Henrique conseguiu e voltou com o título de melhor jogador da competição. Colabora você também para que Vini possa ter essa experiência de vida e a oportunidade de mostrar o seu jogo fora do país. É a Lapa que ganha e é o lapeano que cresce!

Please follow and like us: