Anvisa alerta população e completa que ração humana ainda não é “fórmula milagrosa”

No começo do mês de julho a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) lançou um alerta para a população brasileira sobre o uso da ração humana. O suplemento alimentar é constituído por uma mistura de 10 a 15 cereais, dentre eles farelo de arroz, aveia, granola, e outros alimentos ricos em fibras.

Como todo suplemento alimentar a ração humana foi criada para suprir a falta de algo no organismo, neste caso as fibras. O problema é que as pessoas começaram a utilizar o suplemento no lugar de refeições diárias. “Não condeno quem usa corretamente, é apenas um complemento para a alimentação. O problema é que a pessoas se iludem facilmente com formas milagrosas de emagrecimento”, conta a nutricionista Yeda Dawagi Daou.

 A substituição de refeições e a baixa ingestão de alimentos é outra ilusão que as pessoas têm, o marketing feito sobre os produtos é muito grande, e por vezes as pessoas que possuem acesso fácil a informação dispensam a opinião de profissionais, e por vezes colocam sua saúde em risco, completa Yeda.

Em 2011 uma grande parte das pessoas voltou a utilizar academias, principalmente em áreas antes pouco exploradas na Lapa, como lutas marciais variadas, natação e academias especializadas para certos públicos. Alguns frequentadores sempre buscam algo que possa complementar seus exercícios físicos para melhor desempenho e bem-estar. “Convivo mais com as pessoas da parte do treinamento aquático, e nesta modalidade os suplementos não são muito buscados. Porém na parte de musculação muitas pessoas procuram algo para melhorar em sua alimentação”, diz a professora de educação física, Andressa Tiemi de Andrade Tanouye.

Os profissionais da área da nutrição e da educação física são a favor do uso de suplementos em casos específicos. “É errado quando nós professores de academia indicamos algo, ou a pessoa começa a ingerir por conta própria, o melhor mesmo é buscar o aconselhamento com um nutricionista que buscará uma alimentação balanceada”, fala Andressa.

A fórmula da vida saudável continua sendo a boa alimentação e a prática de exercícios físicos, e todas as pessoas que querem orientação devem procurar profissionais qualificados. “Uso a ração humana há três anos, e aumentou minha elasticidade e minha disposição ao acordar. Porém uso por recomendação da minha nutricionista, e não por conta própria”, comenta a estudante, Juliana Zavadzki Maier.

Adrian Delponte é estudante de jornalismo e colaborador da Tribuna Regional

Please follow and like us: