Contenda recebe intercambista através do Rotary

O município de Contenda recebeu no mês de agosto o jovem Daniel Gomez Escalante, vindo da cidade de San Miguel Xicalco, do México, através do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Internacional.

O jovem foi recepcionado no Aeroporto Afonso Pena, no sábado, 6 de agosto, pelos companheiros e familiares do Rotary Club de Contenda, e permanecerá um ano na cidade, ficando hospedado nas residências de famílias de rotarianos durante sua estada.

Em contrapartida o Rotary Club de Contenda enviou o jovem Bronislau Prestes, que embarcou no dia 2 de agosto, terça-feira, e foi recepcionado por companheiros de Rotary na cidade de Bonita Springs, na Califórnia (EUA). Com certeza ele representará a cidade de Contenda e o país como verdadeiro embaixador da paz.

O presidente do Rotary Club de Contenda, Max Prestes, e seus companheiros desejam aos jovens Bronislau e Daniel muita paz e sucesso na experiência que ambos têm a oportunidade de realizar durante o ano de permanência longe de suas casas. Sendo recebidos e tratados como filhos poderão transmitir ao final do intercâmbio o quanto foi gratificante o convívio em um país diferente de seus hábitos.

O presidente Max também coloca o Rotary Club de Contenda a disposição da comunidade contendense que se interessar a enviar jovens ao intercâmbio, para que utilizem o Rotary para realizar o sonho dos jovens.

O PROGRAMA

Desde 1927 estudantes e famílias anfitriãs no mundo inteiro expandiram horizontes e enriqueceram suas vidas por intermédio do Intercâmbio de Jovens do Rotary. Administrado por Rotary Clubs, distritos e grupos multidistritais, o programa envolve anualmente mais de 8.000 estudantes e 82 países.

O Intercâmbio de Jovens é um programa dos Serviços Internacionais do Rotary Internacional. Trata-se de um intercâmbio de jovens entre Distritos Rotários de países diferentes, sob o patrocínio de Rotary Clubs, baseado em obrigações e responsabilidades de ambos. É um dos mais importantes programas educativos e culturais de Rotary Internacional. Prevê um ano de convivência entre o jovem e as famílias hospedeiras.

POR QUE FAZER?

Um dos principais objetivos é divulgar a boa vontade e o entendimento entre as nações através dos jovens, fazendo com que eles se constituam como verdadeiros embaixadores da paz e da boa vontade entre os povos. Possibilitar aos jovens um crescimento em sua educação fazendo-os participar de uma escola secundária durante um ano, num ambiente diferente do seu e participando de cursos e matérias que não são oferecidos regularmente em seus países e em suas escolas. Ampliar sua visão de hábitos, usos e costumes diferentes dos seus, sem considerá-los errados. Mas diferentes, seja por razões de cultura, credo ou raça.

Levar para outro País a sua cultura, divulgando os seus distritos e seu País. Nesta troca de informações, o jovem cresce interiormente, amadurece e passa a conhecer a si mesmo melhor, bem como desenvolver o seu espírito de patriotismo e amor ao seu País de origem.

Estudar e observar todos os aspectos e facetas da vida e da cultura do país que o hospeda para, ao retornar transmitir esses conhecimentos aos Rotarys Clubs, grupos de jovens escolas e organizações comunitárias.

Please follow and like us: