A Tribuna Regional questionou o presidente da Câmara, João Renato, a respeito de sua opinião sobre o aumento do número de vereadores.
Confira a opinião dele: “Se fosse aumentado o número de vereadores, pois se depender de minha vontade não será, evidentemente que haverá aumento de despesa, pois como expliquei, estamos gastando muito menos daquilo que temos direito e podemos, como prevê o artigo 29-a da Constituição Federal, aumentar esse gasto, o que seria inevitável se fosse aumentado o número de Vereadores.
Com relação á representatividade, é subjetivo dizer que será maior com mais vereadores. Pois, representatividade não é sinônimo de representantes. Podemos ter dois ou mais vereadores em uma localidade e não ter representatividade. E em outras não haver nenhum e a mesma se fazer sempre representada em seus interesses.”
Já o presidente da Associação Comercial e Industrial da Lapa, João Vidal Baggio Neto, afirma que os vereadores devem atender os anseio dos eleitores. “É oportuno salientar que a melhor atitude a ser tomada pela Câmara Municipal seria a realização de uma pesquisa de opinião pública oficial. E, a partir daí, direcionar seus passos. Lembrando que a Câmara dos Vereadores é a representação da população, nada mais justo que os componentes dessa Casa atendam aos anseios dos eleitores. Embora a nossa entidade seja representativa, ela representa um segmento determinado da população, que pode não expressar a opinião de toda a população lapeana. Assim sendo, reforçamos que o caminho correto a seguir é uma pesquisa de opinião pública, que além de tudo trará respaldo às ações daquela Casa no tocante a essa demanda em particular.”
Já para a Associação de Moradores e Produtores São Miguel, de Passa Dois, o aumento de vereadores iria aumentar os gastos do poder público. O presidente da Associação, José Maria Scheifer Bill, explica:
“Consultando várias pessoas da comunidade que participam ativamente da Associação de Moradores e Produtores São Miguel de Passa Dois, chegamos à conclusão de que somos contra o aumento do número de vereadores na Lapa, por dois motivos principais a seguir expostos:
1. O aumento do número de vereadores aumentaria gastos aos cofres públicos, recursos estes que podem ser utilizados para melhorias em favor da população lapeana. A nosso ver racionalizar custos é o meio de melhor administrar os recursos públicos, não só neste assunto em discussão, mas em qualquer ato administrativo para atingir os objetivos de melhoria de qualidade em qualquer atividade (privada ou pública);
2. Existe a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços públicos para a comunidade e consideramos relevantes os serviços prestados pelos vereadores, mas melhorar esta qualidade não implica, em nosso entendimento, aumentar a quantidade de vereadores.
Deixamos a sugestão para que a população participe mais das discussões e das decisões políticas, organizando-se em associações e outras entidades representativas para acompanhar o trabalho dos governantes, seja do poder executivo ou legislativo.”
E você, leitor, o que acha? Escreva para Tribuna dando a sua opinião!