A Marcha das Margaridas é o maior movimento de mulheres rurais do Brasil, liderado pela CONTAG, na busca por reconhecimento dos direitos de quem produz alimentos para a população brasileira. Uma imensa comitiva composta por 50.000 pessoas floriu Brasília nos dias 16 e 17 de agosto, debatendo temas de interesse nacional como Desenvolvimento Sustentável, Terra, Água, Igualdade, Segurança Alimentar, Biodiversidade, Justiça e Democracia.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Contenda foi representado pela agricultora Tereza Lech e pela jovem rural Joelise Cristina Lech. As representantes destacaram a importância das mulheres não se acomodarem e participarem ativamente na luta pela melhoria da qualidade de vida no meio rural.
A reivindicação de políticas públicas para o meio rural foi realizada através de manifestações públicas e audiências com Ministros de Estado e com a Presidente da República, Dilma Roussef.
A coordenadora estadual de Mulheres do Paraná, Mercedes Demore, se disse satisfeita com as conquistas da 4ª Marcha das Margaridas, principalmente com as garantias dadas pela presidente Dilma. “Ela garantiu melhorias no Pronaf Mulher, que deverá desvincular a mulher da dívida do homem, e também aumentar a participação feminina no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre outros”, cita a líder da FETAEP.