RECORDANDO… Era uma vez o atendimento no São Sebastião

A Tribuna reuniu informações divulgadas por este semanário a respeito do atendimento do HRLSS: confira o que já foi ofertado à população

Confira o que o São Sebastião já ofereceu aos lapeanos no atendimento como Hospital Geral de média complexidade. A sociedade da Lapa está correndo sério risco de perder tudo o que já foi conquistado. Você irá deixar isso acontecer? Hoje você pode não estar precisando de atendimento à saúde, mas amanhã, quando isso acontecer, pode ser tarde demais! Por isso, mobilize-se!

Em 17 de abril de 2007, na matéria intitulada “Hospital Regional da Lapa São Sebastião conta com um novo e moderno gabinete odontológico”, a Tribuna trouxe a seus leitores a informação de que a direção do hospital estava levando em consideração “o longo período de internações que alguns pacientes enfrentam e a importância de se garantir alguns cuidados”. O atendimento odontológico estava acontecendo desde março daquele ano.

RECORDANDO...  Era uma vez o atendimento no São Sebastião

CIRURGIAS

Já em 05 de julho de 2007, em informativo, “os funcionários do Hospital Regional da Lapa São Sebastião” declararam à “população da Lapa e região sobre a importância do funcionamento do centro cirúrgico, o qual somente no ano de 2007 realizou um total de 318 cirurgias 100% SUS, ou seja, todas gratuitas. Entre histerectomias, perineoplastias, oforectomias, orquidectomias, curetagens, hemiorrafias, laqueaduras e outras tantas mais, foram também realizados inúmeros procedimentos cirúrgicos ambulatórios, como retirada de lipomas, de nevos, nódulos, cistos (popularmemte, conhecidos como verrugas ou bolinhas), muitos dos quais foram enviados ao laboratório de anatomo-patologia e o resultado de alguns foi o de carcinoma (doença maligna)”.

Também informavam que a expectativa da direção e dos funcionários para o ano de 2008, era de “aumentar os procedimentos cirúrgicos a partir da construção de um novo Centro Cirúrgico e de uma UTI para proporcionarmos à população recursos mais amplos e mais modernos, melhorando o atendimento à comunidade lapeana”.

OCIOSIDADE DE LEITOS

Em 15 de fevereiro de 2008 a Tribuna divulgou que, “depois da ampla reforma realizada no Hospital Regional São Sebastião muitas benfeitorias foram feitas tornando-o referência na região, superando, na sua estrutura, muitos hospitais de Curitiba e região metropolitana. O número de leitos na clínica geral passou a ser de 42, sendo que apenas 5 destes estão ocupados.” Isto seria normal e até uma boa notícia, não fossem os boatos de que “no pronto atendimento municipal e no próprio hospital que médicos e alguns funcionários estariam rejeitando internamentos, dizendo que os leitos estão todos ocupados”.

Contrariando esses boatos, no dia 11 de fevereiro o diretor geral Antônio José Lemos encaminhou um ofício à Secretária Municipal de Saúde, Zeila Carneiro, onde expôs a situação do hospital: “Através deste comunicamos a V. Sª o início das atividades do Dr. César Augusto Capellari, Cirurgião ginecológico, a partir de 12 de fevereiro de 2008, em substituição a Drª Ellen Maria Benitah Bulbarelli. Também comunicamos que mais um profissional da área de anestesilogia Drª Elke Benitah Farias, foi destacado para o setor de cirurgias, possibilitando melhor atendimento à comunidade lapiana na área de cirurgias eletivas geral, ginecológica e urológica.

Aproveitamos a oportunidade para reiterar a disponibilidade do Hospital Regional da Lapa São Sebastião em receber pacientes para internação nos setores de clínica médica, clínica pediátrica, além dos casos específicos para a infectologia. Somos um hospital de média complexidade, mas as portas estão abertas para todo e qualquer caso de internação que esteja dentro de nosso alcance terapêutico. Hoje, inclusive ESTAMOS COM GRANDE OCIOSIDADE DE LEITOS, o que prejudica os levantamentos de adequação na relação leitos/número de médicos e leitos/número de enfermeiras.

Certos de contarmos com sua compreensão, colocamo-nos a vosso dispor para esclarecimento de dúvidas que venham a ocorrer”.

VISITA DO SECRETÁRIO DE SAÚDE DO ESTADO

No dia 25 de maio de 2010 a Tribuna divulgou a visita do então Secretário de Saúde do Estado, Dr. Carlos Moreira Junior. Segundo ele, “o Governador em exercício determinou que fosse dada continuidade às obras iniciadas no Estado e dentre elas está a reforma e ampliação do Centro Cirúrgico do Hospital São Sebastião na Lapa. O projeto conta com UTIs e toda a infra-estrutura que um moderno centro cirúrgico necessita.”

Please follow and like us: