Esclarecimento: a imprensa lapeana não está em campanha política!

Por conta da campanha que está sendo feita em favor do atendimento de hospital geral no Hospital Regional da Lapa São Sebastião, a imprensa lapeana está sofrendo retaliações de grupos políticos que não têm interesse na prestação da saúde pública no São Sebastião.

O interesse pelo tema do Hospital Regional teve início quando o Governo do Estado divulgou informações desencontradas a respeito do funcionamento, ou não, do atendimento à população lapeana no São Sebastião (VEJA LINKS DA REPORTAGEM AO FIM DO TEXTO). A partir daí, visando defender o pouco que a Lapa ainda possui em atendimento à saúde, é que decidiu-se, através do Clube de Imprensa, apoiar o Manifesto elaborado pelo Conselho Municipal de Saúde, discutido em Audiência Pública no dia 29 de agosto, na Câmara Municipal da Lapa.

Alega-se, por tal grupo político, que a imprensa estaria fazendo campanha em favor do poder público municipal. O que não passa de argumentação vazia, na tentativa de desmoralizar as ações dos jornais e rádios e, automaticamente, calar a voz da população que não está de acordo com o possível fechamento do atendimento do hospital geral no São Sebastião.

É preciso esclarecer que o município tem a sua responsabilidade em relação a oferta de saúde pública. Mas, esta não se confunde com as competências do Estado. A questão do São Sebastião é de responsabilidade do Governo Estadual, ou seja, atendimento de média complexidade.

Outra seara é a da baixa complexidade, o atendimento básico. Existem problemas quanto a este atendimento? É evidente que sim. Mas, a campanha aqui levantada pelo Clube de Imprensa refere-se à questão do São Sebastião. Não significa dizer que será somente esta a luta da população ou da própria imprensa.

Não se está buscando beneficiar este ou aquele grupo, como estão tentando convencer a autoridades – políticas, eclesiásticas etc. – mas toda a população, que tem direito à saúde.

Se o problema é a eletricidade, resolva-se! Se o problema é o saneamento, chame-se e a Sanepar e exija-se uma solução. Não interessa ao povo o que falta, interessa que esteja funcionando ou que os responsáveis estejam buscando soluções. Os governantes que foram eleitos estão em suas funções para resolver os problemas existentes em favor dos cidadãos. Resolver conflitos e apresentar melhorias à população, esta é a função de quem está em um cargo público. Afinal, por que motivo o cidadão escolhe um representante nas eleições, senão para fazer com que o Estado proporcione tudo o que a Constituição determina?

-o-o-

Matérias de TV para esclarecimento

– “Morador que precisar de cirurgia de emergência na Lapa não tem onde ser operado na cidade”:

http://g1.globo.com/videos/parana/v/morador-que-precisar-de-cirurgia-de-emergencia-na-lapa-nao-tem-onde-ser-operado-na-cidade/1609080/

– “Secretaria de Saúde volta atrás e vai manter o centro cirúrgico do Hospital da Lapa”: Paraná TV 2ª edição – Curitiba – 31/08/2011

http://g1.globo.com/videos/parana/v/secretaria-de-saude-volta-atras-e-vai-manter-o-centro-cirurgico-do-hospital-da-lapa/1615360/

– O futuro da saúde pública no Estado: Bom Dia Paraná – 30/08/2011

http://g1.globo.com/videos/parana/v/o-futuro-da-saude-publica-no-estado/1613326/

“Vocês podem calar a minha voz, mas não os meus pensamentos! Vocês podem acorrentar o meu corpo, mas não a minha mente! Não serei plateia desta sociedade doente, serei autor da minha história! Os fracos querem controlar o mundo; os fortes o próprio ser! Os fracos usam as armas, os fortes as ideias.” (Augusto Cury)

-o-o-

“Toda vez que um justo grita,

um carrasco vem calar.

Quem não presta fica vivo,

quem é bom, mandam matar.”

(Cecília Meireles)

Please follow and like us: