Homenagem merecida a um pioneiro

No dia 18 de outubro o prefeito municipal sancionou a lei de número 2657, denominando “Gerhard Duck” a rua até então conhecida por “Rua principal” no Núcleo Leiteiro.

Mas, afinal, quem foi Gerhard Duck para merecer tal homenagem? O Sr. Gehard foi um dos pioneiros do Núcleo Leiteiro. No final dos anos 1960 e início de 1970, nos bairros Boqueirão e Xaxim, em Curitiba, alguns homens se reuniram para decidir o futuro dos leiteiros daquela região, já que em uma cidade tão grande não havia mais espaço para aquele tipo de atividade e era necessário encontrar outro local. Entre esses homens estava o Sr. Gehard que, com sua esposa e seus seis filhos, foi um dos primeiros moradores da fazenda no município da Lapa, adquirida em uma parceria entre a Cooperativa CLAC, a Cooperativa de consumo Boqueirão e o INCRA. Graças ao entusiasmo e a dedicação de pessoas como o Sr. Gehard e de sua esposa, que deixaram para traz o conforto de uma cidade grande, o estudo em escola particular de seus filhos, é que hoje existe um local que possui um grande papel no desenvolvimento da Lapa. Na propriedade da família Duck teve início a inseminação artificial em gado leiteiro na região. Ele também fez parte dos pioneiros na produção de frangos de corte para a DaGranja Agroindustrial, entre outros.

O Sr. Gehard ajudou a construir o Núcleo, pois mesmo antes de se fazer a divisão da fazenda em chácaras ele já fazia com outros homens o corte e transporte das madeiras que seriam utilizadas na construção das casas e estábulos.

Gehard sempre foi visto como um homem honesto, trabalhador e que deixou um bom legado para aqueles que o sucederam. No dia 31 de janeiro 2011, aos 84 anos de idade, ele deixou os seus familiares e amigos para ir morar com seu Pai no céu.

Please follow and like us: