Nós Somos a Lapa será ampliada em 2012

Peça baseada em texto de Bety Burda e encenada há três anos na Lapa terá inclusão de cena de batalha do cerco e será apresentada no Pantheon dos Heroes

Faltando aproximadamente um mês para a comemoração do Cerco da Lapa, em 9 de fevereiro, os organizadores do espetáculo teatral Nós Somos a Lapa já estão se organizando para encantar mais uma vez os lapeanos e visitantes.

Este é o terceiro ano em que a Lapa, seus moradores e visitantes, são agraciados com a encenação da peça teatral que traz uma visão feminina sobre fato tão relevante na história do país: o Cerco da Lapa.

Durante a Revolução Federalista, em 1894, a Lapa tornou-se arena de um sangrento confronto entre as tropas republicanas, os chamados Pica-paus, e os Maragatos contrários a república. A Lapa resistiu bravamente até que os comandados pelo General Gomes Carneiro, caíram em combate. Resistiram ao cerco por 26 dias, mas sucumbiram ante ao maior número do exército republicano. O episódio ficou conhecido como o “Cerco da Lapa”, e a batalha deu ao Marechal Floriano Peixoto, chefe da república, tempo suficiente para reunir forças e deter as tropas federalistas. Ao todo foram 639 homens entre forças regulares e civis voluntários, lutando contra as forças revolucionárias formadas por três mil combatentes.

Nesta batalha, foram envolvidos os moradores da cidade. Mulheres e crianças, que são retratados na peça teatral, contam a história de dentro dos porões das casas.

O texto do espetáculo é baseado no livro “Sou Josefa, Sou Joana, Sou Rita”, de autoria de Bety Burda, e tem direção de Nádia Burda e participação do 15º GAC AP, tanto na encenação como na organização das batalhas, além do grupo de tropeiros da Lapa e diversos figurantes e voluntários.

AMPLIAÇÃO

A peça já foi apresentada no Theatro São João, no pátio do Pantheon dos Heroes e na Praça General Carneiro, sempre com a participação de integrantes do Exército Brasileiro, do quartel do 15º GAC AP.

Mas, em 2012, a encenação será ampliada, com a inclusão de uma cena de batalha. Sendo que será apresentada no pátio do Pantheon do Heroes, na parte da manhã do dia 9 de fevereiro, durante as comemorações do Cerco. A apresentação terá duração aproximada de 20 minutos e acontecerá mesmo com chuva.

Segundo o Sub Tenente Benedito Lino Agostinho Junior, que interpreta o General Carneiro na encenação e está à frente da organização da apresentação, haverá cobertura para o público e a cena de batalha será apresentada em frente à Casa dos Cavalinhos, com cavalos, trincheiras e demais efeitos especiais para reviver o momento da Revolução em solo lapeano.

Segundo o Sub Tenente Lino, a idéia de ampliar a peça surgiu de conversas com o Ten Cel Chiesa, do 15º GAC AP, que é grande incentivador da cultura na Lapa. Conversando com Nádia Burda, diretora da peça, começaram a colocar em prática as mudanças. A intenção é que a apresentação possa promover a Lapa cada vez mais, fortalecendo o turismo e sendo um chamariz para que os visitantes fiquem por mais tempo no município.

Please follow and like us: