Com grande sucesso chega ao fim o V Festival de Cinema da Lapa

Acompanhado por um grande público a 5ª edição do Festival superou as expectativas e foi um evento marcado pela participação de grandes atores, como Ary Fontoura e Selton Mello.

A primeira etapa do V Festival de Cinema da Lapa aconteceu em novembro de 2011. No dia 19 daquele mês, o curitibano Ary Fontoura esteve na Lapa e recebeu o Troféu Tropeiro em homenagem à sua grande atuação na televisão durante toda sua carreira.

Nos quatro dias da última etapa do Festival, realizada entre os dias 11 e 14 de abril, ocorreram diversas atividades na tenda localizada ao lado da Casa dos Cavalinhos e no Cine Teatro Imperial, como palestras, exibições de curtas metragens, homenagens e premiações.

PREMIAÇÃO

A premiação do festival foi bastante debatida e criteriosa, avaliada pelo júri composto pelo ator Rodrigo Veronesi, a Secretária de Cultura da Lapa, Valéria Borges da Silveira, e os cineastas Luiz Carlos Lacerda e Joana Nin. O grande vencedor foi o filme “O Palhaço”, do diretor e ator Selton Mello. O longa conquistou dois prêmios no festival.

Confira a os filmes vencedores:

– Melhor filme de época: O Palhaço (Selton Mello)

– Melhor direção: O Palhaço (Selton Mello)

– Melhor direção de arte: Capitães de Areia (Adrian Cooper)

– Melhor Cenografia: Canta Maria

– Melhor Maquiagem e Caracterização: Canta Maria

– Melhor figurino: Suprema felicidade

O júri do festival entendeu que seria de muita importância adicionar dois prêmios especiais que, a princípio, não estavam programados, são eles:

– 1° Prêmio Especial: Elenco do filme Capitães de Areia, pela harmonia do trabalho.

– 2° Prêmio Especial: Ator Paulo José, pela sua atuação em “O Palhaço”.

Além de todo o sucesso e participação da comunidade durante o festival, confirmou-se através dos atores a tradicional hospitalidade da Lapa. Todos, sem exceção (inclusive o Ary Fontoura), frisaram que em breve retornam a Lapa. Durante todos os dias do Festival os atores conheceram o centro histórico da cidade, provaram a gastronomia lapeana e alguns também aproveitaram a estrutura do SPA Lapinha.

OFICINAS

Durante os meses de março e abril foram realizadas oficinas de cinema para crianças e adolescentes. As oficinas, assim como o festival, foram um sucesso e tiveram média de quinze alunos por turma. Os alunos aprenderam técnicas de cinema e fizeram uma pequena produção, tendo como cenário a cidade da Lapa.

O V Festival de Cinema foi uma promoção do Instituto Histórico e Cultural da Lapa e Instituto Borges da Silveira, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e a Secretaria de Comunicação e Eventos.

Please follow and like us: