Participe do Movimento Coração Lapeano!

    Normal  0      21      false  false  false    PT-BR  X-NONE  X-NONE                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

O movimento Coração Lapeano chega como um canal para os habitantes e admiradores do município demonstrarem seu amor pela Lapa e pelo seu patrimônio histórico, ecológico e cultural.

Trabalhamos para preservar as maravilhas naturais da região, como os remanescentes de Floresta com Araucária e Campos Naturais com sua fauna exuberante e o rio da Várzea e suas adjacências, um dos únicos rios do planalto paranaense ainda em bom estado de conservação.

Somos abertos a novas ideias que levem progresso regional, mas sentimos que é preciso crescer sem abrir mão da riqueza que nossa terra já carrega consigo.

Desenvolvimento significa hoje a condição de conciliar de forma inteligente as diferentes atividades econômicas, sociais e ambientais. Só assim é possível garantir melhorias concretas da qualidade de vida. O melhor uso das oportunidades que uma região pode oferecer deve ser alcançado de maneira planejada e harmônica, respeitando as melhores aptidões existentes em cada trecho do território, a partir um zoneamento que leve em conta uma visão de longo prazo.

Acreditamos que o sucesso econômico e a felicidade de uma população estão intimamente ligados a uma nova visão de desenvolvimento. E aqueles que conseguirem seguir este caminho serão as lideranças das mudanças que o nosso planeta tanto está demandando.

Nossos objetivos:

– Incentivar o turismo ecológico e cultural da região e a geração de empregos locais.

– Favorecer investimentos de novos empreendimentos no município, sempre conciliando o progresso regional com a preservação das suas riquezas culturais, históricas e ecológicas.

– Proteger o rio da Várzea, a sua mata ciliar, as florestas de Araucárias e os campos naturais remanescentes da Lapa.

 

O POTENCIAL TURÍSTICO DA LAPA

Esta é uma das principais oportunidades de geração de empregos e renda do município.

No turismo ecológico: O desenvolvimento do Ecoturismo depende fundamentalmente da existência e da proteção de áreas naturais. A Lapa é um município que ainda mantém remanescentes naturais e diversas áreas conservadas de floresta de Araucárias, mata de galeria, várzea e campo natural. Tudo isso permite a ampliação significativa do turismo ecológico em seu território, o que também contribui para a geração de empregos locais.

Já no turismo cultural: A Lapa possui no seu centro histórico 14 quarteirões com 235 imóveis. Neste espaço, muitas são as construções que guardam a arquitetura típica das classes abastadas de séculos passados. São casas ricas de detalhes e cada uma delas é testemunha de pedaços diferentes da História.

Os principais pontos turísticos da Lapa são: A Casa da Câmara e Cadeia – Museu de Armas, Panteão dos Heróis, Casa Vermelha, Museu Casa Lacerda, Igreja Matriz de Santo Antônio, Santuário de São Benedito, e diversos monumentos – entre eles, o famoso Monumento aos Tropeiros.

A cidade também é referência nacional pelo seu Festival de Cinema, com filmes de época. Durante os dias do evento, há exibição de filmes longa e curta-metragem em praça pública.

No turismo religioso: a Gruta do Monge, localizada no Parque Estadual do Monge, é um dos atrativos mais famosos da Lapa. Trata-se de uma reentrância em meio a uma encosta, a qual se tem acesso por uma escadaria composta de 224 degraus. Em meados de 1847, serviu de abrigo ao lendário Monge João Maria D’Agostini. Lá podem ser vistos todos os tipos de relíquias e objetos deixados pelos pagadores de promessas de várias épocas.

Faça parte deste movimento pelo Município da Lapa!

Se você também acredita no valor histórico, cultural e ecológico da Lapa, ajude-nos a divulgar a importância da preservação e do crescimento sustentável da cidade.

 

Marianne Novaes Brephol – (41) 7811-4025 – maribr@hotmail.com

Please follow and like us: