Recentemente, em um dos poucos momentos que passo desperdiçando meu tempo à frente da televisão aberta do Brasil, acidentalmente, ou por preguiça de continuar apertando o botão do controle remoto, fiquei preso a um programa que despertou minha curiosidade. Trata-se do programa intitulado ‘O Maior Brasileiro de Todos os Tempos’, exibido pelo SBT. Apesar de logo imaginar que se tratava de mais uma cópia de algum programa exibido no exterior, logo compreendi a fórmula do mesmo e achei interessante. O formato do programa é o seguinte: primeiramente os brasileiros poderiam indicar personalidades que consideram seus maiores representantes. Após esta etapa, os 100 mais votados começam a concorrer entre eles ao longo das semanas, sempre com o conhecido voto consciente característico da população. Assim, o público vota em quem segue disputando, até que o vencedor seja conhecido. Me surpreendi ao ver nomes como o de Edir Macedo na décima terceira posição, do jogador Neymar em vigésimo, e do Silas Malafaia em vigésimo sexto. Duas horas depois, quando meu acesso de riso ao ver estes três nomes nessas colocações acabou, tentei analisar de maneira criteriosa e logo percebi que a boa colocação destes personagens, a frente de pessoas como o Dom Pedro II (27º), Duque de Caxias (68º) ou dos Marechais Deodoro e Floriano Peixoto (nem aparecem entre os cem mais), não era nada além do que um reflexo da pura ignorância da população que não conhece ou não dá o valor a quem realmente lutou e atuou na construção deste país, criando as oportunidades para o desenvolvimento e consolidação da República. As boas posições destas celebridades atuais se deve ao fato de serem personagens de grande apelo popular, que atuam sobre e influenciam na ‘grande massa’ do país, e não necessariamente por terem feito algo bom para a sociedade. Fiquei curioso e acabei pesquisando quem foram os vencedores nos outros países em que o programa foi realizado. Na Inglaterra quem venceu foi Winston Churchill, presidente do país durante a Segunda Guerra Mundial e grande articulador político daquele país. Na Itália, elegeram Leonardo da Vinci, pintor, anatomista e inventor, como o maior italiano de todos os tempos. E na África do Sul, Nelson Mandela, que dispensa apresentações.
Tudo bem. Digamos que a história brasileira seja algo complexo demais para que lembremos de nomes importantes. Talvez necessitemos reduzir a pergunta para uma escala menor. Talvez devêssemos nos perguntar: ‘Quem foi o maior paranaense de todos os tempos?’. Não, ainda assim creio que Michel Teló estaria a frente do Paulo Leminski, por exemplo. Então talvez seja melhor reduzir mais. Assim, há algum tempo fiz a mim mesmo a seguinte pergunta: quem seria, então, o maior contendense de todos os tempos? Logo imaginei o ‘Paulinho Canário’ recebendo inúmeros votos (só quem o conheceu vai concordar que sua popularidade era ímpar). Porém, apesar do grande apelo popular do ‘Canarinho’, o primeiro personagem que me veio a cabeça, e talvez único nome, capaz de ser indicado como o maior contendense de todos os tempos é o meu vizinho Sr. Hildemar Cardoso Moreira, ou simplesmente ‘Seu Hilde’, como o conheci e o chamei durante toda minha curta vida de 21 anos. É impossível não ficar atento às histórias do maior nome que esta cidade já teve. O ‘Seu Hilde’ esteve presente em diversos momentos marcantes da cidade de Contenda, além de sempre levar de alguma forma o nome da cidade para além das fronteiras municipais, sempre com orgulho e paixão por este lugar. Pode ser que muitos não o conheçam, e se não o conhecem não sabem o quanto as palavras simpatia e honestidade ganhariam novos significados quando agregados a imagem de uma pessoa.
Somos acostumados a escolher pessoas que serão consideradas como ‘heróis’. Em ano de eleição esses heróis surgem aos montes, sempre dispostos a solucionar todos os problemas do povo. Entretanto, nos esquecemos que os verdadeiros heróis não são aqueles que representam a famosa política do pão e circo, ainda presente no Brasil, mas sim àqueles dos quais nós nunca nos lembramos de fato, mas que foram os que mais se dedicaram à causas verdadeiramente importantes. Deste modo, o Sr. Hildemar Cardoso Moreira não só é o maior contendense de todos os tempos, como também o maior e único verdadeiro herói que essa cidade já teve, pois só quem o conhece ou conhece a história de Contenda e gosta desta pequena cidade irá concordar de maneira unânime comigo.