A uva já desponta como uma excelente alternativa de diversificação

O histórico de produção da agricultura familiar na Lapa sempre esteve pautado na produção de milho e feijão como culturas principais de geração de renda para as propriedades.

Com o avanço da tecnologia de produção, os agricultores que possuem pequenas áreas não estão conseguindo competir com os grandes produtores destas culturas e necessitam buscar alternativas de produção para viabilizar a propriedade com outras fontes de renda, muitas vezes até trocando o meio rural pelo urbano.

Com o intuito de fomentar a diversificação de produção na propriedade da agricultura familiar, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, desenvolveu ações em parceria com outras entidades envolvidas com o meio rural e produtores interessados em buscar alternativas para a diversificação da propriedade familiar. Entre estas alternativas estão o fomento dos programas governamentais de compras pela CONAB (PAA) e para alimentação escolar (PNAE), a Feira da Agricultura Familiar, apoio ao desenvolvimento da olericultura e parcerias com empresas interessadas em produção integrada.

Duas empresas de renome nacional, a Vinícola Campo Largo e a Hemmer Conservas buscaram apoio na Lapa para fomentar a integração com os produtores do nosso município. A empresa Vinícola Campo Largo, empresa paranaense com mais de 60 anos de tradição é responsável pelo projeto Uva Nossa. Esse projeto consiste na produção de uvas para suco e já conta com dois agricultores em início de produção. Após pouco mais de um ano de implantação da cultura já veem os resultados com a primeira safra que deve ultrapassar uma tonelada de uva por hectare.

A expectativa é de que o parreiral, quando completamente formado, possa ultrapassar a produção de 10 toneladas por hectare.

Essa integração com a vinícola ainda é tímida devido ao investimento de implantação do parreiral que é entre R$ 15 mil a R$ 20 mil por hectare. O retorno financeiro passa a ser compensatório após o terceiro ano. Para a implantação, existem linhas de crédito, como o Pronaf, que tem juros baixos e carência de vários anos para pagar. Um parreiral, implantado e conduzido dentro das técnicas recomendadas pode ultrapassar 30 anos de produção.

A empresa Hemmer Conservas, com matriz em Blumenau – SC, foi fundada em 1915, com quase um século de tradição no ramo de conservas é responsável pelo projeto de plantio de pepinos em nosso município e já conta com nove produtores integrados, que juntos devem alcançar uma produção de 150 toneladas. A previsão é de que essa quantidade seja triplicada já na próxima safra, pois o bom resultado vem chamando a atenção de agricultores vizinhos.

A produção de pepinos de conserva é muito atrativa por não demandar grandes investimentos iniciais e seu retorno é rápido, entre 60 e 120 dias. Cabe ressaltar que, tanto no cultivo da uva ou de pepinos, as empresas dão todo o suporte técnico necessário aos produtores integrados para a produção e também garantem a compra pelo preço mínimo estipulado, dando a segurança que os produtores necessitam, já que essas culturas são atividades diferentes das praticadas tradicionalmente na região.

 

Please follow and like us: