Prefeito sozinho não administra município

A Tribuna Regional lança nesta semana um desafio às três coligações que concorrem à Prefeitura Municipal da Lapa e de Contenda: apresentar previamente uma proposta de Secretariado.

A eleição municipal é um processo onde se escolhe apenas os ocupantes principais de dois poderes: Legislativo e Executivo. No legislativo são nove vagas e cada um terá direito a nomear um assessor. Já no Executivo são duas vagas, prefeito e vice-prefeito, os quais podem nomear aproximadamente 100 pessoas que tomarão conta da administração municipal durante os próximos quatro anos. É importante ressaltar que, muitas vezes, uma escolha mal feita para esta ou aquela pasta, pode comprometer o trabalho do administrador. Portanto, antes de decidir qual candidato receberá o seu voto de confiança para administrar o seu município, é importante analisar quem virá com ele, a quem ele confiará posições estratégicas na administração e que poderão definir o posicionamento e a filosofia de governo.

Essas pessoas são escolhidas a critério de cada partido ou coligação e, normalmente, de dentro deste grupo de pessoas é que são escolhidos os futuros Secretários, Assessores ou Diretores Municipais, entre outros cargos.

Justo seria se, ao lançar candidatura ao Executivo ou ao Legislativo, o grupo já informasse quem seria nomeado, ao menos no início do novo governo, informando qual o responsável por cada área da administração.

Algumas funções na administração são essenciais e, para não alongar muito essa iniciativa pioneira, desafiamos os candidatos a prefeito de Lapa e Contenda a nos apresentarem uma proposta de secretariado, como segue:

– Administração;

– Finanças;

– Saúde;

– Educação;

– Obras;

– Urbanismo;

– Turismo;

– Meio Ambiente;

– Agricultura;

– Cultura;

– Desenvolvimento Econômico;

– Assessoria de gabinete.

Tais nomes são comuns em todo e qualquer organograma municipal. Para tanto, podem ser feitas fusões e subdivisões nas secretarias, conforme a proposta da coligação.

Além dos nomes, também pedimos uma pequena descrição da atividade atual do futuro nomeado e sua experiência profissional, para facilitar o entendimento do eleitor, bem como a avaliação do escolhido.

Na próxima semana publicaremos os dados enviados pelas coligações, de acordo com o que for repassado à redação. Lembrando que, cada grupo é livre para determinar a quantidade de nomes, independente do que foi acima sugerido pela Tribuna Regional. Não deixe de acompanhar e avaliar as escolhas de cada grupo, antes de definir o seu voto! Não esqueça: uma prefeitura não é administrada somente pelo prefeito e vice-prefeito!

Também esclarecemos que, por ser inviável divulgar os nomes dos possíveis assessores dos vereadores, a redação se restringirá aos nomes das secretarias de Contenda e Lapa.

Please follow and like us: