Homens maus

A maldade é inerente ao ser humano. Hoje vários caminhos científicos têm chegado a esta conclusão. A medicina, através da neurologia, tem identificado desvios neurológicos que levariam o ser humano a ser mau por natureza. A psicologia e a psiquiatria, através de estudos de casos, têm chegado a conclusão de que o ser humano sofre de distúrbios mentais que o levam a agir de forma agressiva e violenta, tornando-se uma pessoa má que não consegue interagir com os outros seres humanos de forma normal. A sociologia, com seus estudos de grupos sociais, têm encontrado desvios de padrões em determinados grupos que interagem para praticar o mal. São associações humanas voltadas exclusivamente para a prática do mal.

Então temos os assassinos em série, os estupradores, os pedófilos, os incendiários, as pessoas que matam e mutilam por prazer. Temos os que ouvem vozes que os orientam a cometer seus crimes e maldades e aqueles que são tomados por “espíritos” e, possessos, são cruéis em suas ações, causando danos irreparáveis a sociedade. E há ainda os grupos como skinheads, neonazistas, tropas de extermínio, grupos de terroristas com seus homens bombas, guerrilheiros mercenários, fomentadores de revoluções onde milhares de vidas sempre são ceifadas. Seres maus.

Vivemos á mercê de a qualquer momento nos depararmos com algum destes e sofrermos diretamente suas ações doentias. Mas, eu ainda vejo um tipo de ser mau que está fora destes padrões. O ser humano mau que não toma atitude nenhuma diante de tudo isso.

O ser humano negligente, o ser humano cego, o ser humano ausente. Vive como se nada do que está acontecendo fosse consigo. Desemprego não é com ele, filas intermináveis em hospitais não é com ele, a marginalidade na rua não é com ele, as crianças abandonadas não é com ele, os políticos corruptos também não é com ele. Este ser humano mau é omisso. Sofremos.

Para sermos seres humanos bons é necessário muito mais do que apenas não praticar o mal, temos que praticar o bem. Distendendo visões, conseguimos enxergar mais longe pra ver as necessidades que nos rodeiam e nos tornamos responsáveis por estas realidades. O que te incomoda na sociedade? O transito? As favelas? Os drogados?  Os capitalistas sem escrúpulos? A falta de ética? O desprezo dos poderosos? A mídia dos interesses próprios? Eu sei que tem alguma coisa que te incomoda muito. Pois bem, sobre esta coisa você deve fazer algo. Tomar o propósito de que se a tua vida nesta terra não servir para mais nada, pelo menos por uma causa você vai batalhar, vai se engajar e de alguma forma tentar mudar esta situação.

Vejo pessoas no teatro, na música, em ONGs, através dos jornais, em igrejas e até na política fazendo algo pela sua causa, brigando para que haja mais justiça e menos crueldade. São seres humanos bons. Os seres humanos maus estão aí, de braços cruzados, enquanto o mundo desaba ao seu redor. Vote na sua consciência e não apenas em um candidato.

Please follow and like us: