Solução de homicídios é prioridade para delegado da Comarca da Lapa

    Normal  0      21      false  false  false    PT-BR  X-NONE  X-NONE                                                     Cidades da Lapa e Contenda, juntas, tiveram 32 mortes em 2012. Delegado da Comarca afirma que está trabalhando em conjunto com a Polícia Militar para solucionar ocorrências.

 

A Polícia Civil da Comarca da Lapa, que atende o município lapeano e também Contenda, está sob novo comando desde o dia 06 de dezembro de 2012. Nesta data o delegado Dr. Daniel Prestes Fagundes foi transferido, tendo então assumido o cargo Dr. Rodrigo Silva de Souza, está nas fileiras da polícia civil há três anos. É formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui pós graduação nas áreas de Direito Penal e Direito Eleitoral.

A Tribuna Regional entrevistou o novo delegado, que contou, entre outros assuntos, sua linha de atuação e as primeiras impressões sobre a região.

 

TR – Quais suas primeiras impressões sobre a Comarca da Lapa (municípios de Lapa e Contenda)?

Dr. Rodrigo: Quando cheguei aqui fiquei um pouco espantado com o tamanho da demanda, comparando-se com o tamanho da cidade. De início foi o que mais me impactou.

 

TR – Com relação a Contenda, qual a sua estratégia de atuação, tendo em vista a quantidade de delitos cometidos naquela cidade e a estrutura atual da polícia?

Dr. Rodrigo: A nossa circunscrição abrange os municípios de Lapa e Contenda, então preciso me dividir entre as duas cidades, para atender tanto a população lapeana como contendense. E é o que eu tenho feito, tento me dividir entre as duas delegacias, tento passar dois dias da semana em Contenda e os outros na Lapa. Atualmente a nossa delegacia, na Lapa, está com quatro investigadores, três escrivãs e dois auxiliares carcerários. Em Contenda temos um investigador e um escrivão.

 

TR – Qual a sua estratégia de trabalho para a Comarca da Lapa?

Dr. Rodrigo: Primeiro estou fazendo um mapeamento da região, mas a nossa proposta de trabalho é sempre trabalhar em conjunto com a polícia militar, porque principalmente no interior temos a dificuldade envolvendo efetivo e distância, então é importante o trabalho em conjunto, de forma integrada, para atingir o objetivo.

 

TR – Com relação ao horário de atendimento ao público, registros de Boletins de Ocorrência, como isso está funcionando na Lapa e em Contenda?

Dr. Rodrigo: Para otimizar o nosso trabalho e não ficar registrando Boletins de Ocorrência o dia todo, sem conseguir dar prosseguimento às investigações, mudamos o atendimento ao público. Assim, estabelecemos que os Boletins de Ocorrência serão atendidos nas segundas, quartas e sextas-feiras. E nas terças e quintas-feiras fazemos os interrogatórios de vítimas e testemunhas. Desta maneira conseguimos otimizar o nosso trabalho. É claro que, se ocorrer caso excepcional, iremos atender o público todos os dias. Mas, para ocorrências de menor potencial, em que é possível aguardar até o dia seguinte, estabelecemos estes dias para atendimento. Até porque a população que tem acesso à internet pode registrar o seu Boletim de Ocorrência através do endereço www.delegaciaeletronica.pr.gov.br. Este mesmo padrão será adotado em Contenda. Então quem quiser falar com o delegado é melhor se dirigir à Delegacia nas terças e quintas-feiras.

As denúncias também podem ser feitas pelos telefones 190, 181 e 3622-2444, que é o telefone da Delegacia.

 

TR – Quanto ao efetivo policial, há previsão de aumento?

Dr. Rodrigo: Sim, há previsão. E quanto a isso eu procuro cobrar bastante, até para podermos melhorar a nossa capacidade de investigação e de solução dos casos. Em fevereiro, por exemplo, iremos receber duas viaturas novas. Esta é a promessa, que espero que seja cumprida. E há previsão de envio de mais dois policiais para a Lapa.

 

TR – Em relação aos crimes de homicídio cometidos na Lapa, por exemplo, das vítimas Erol, Mara e Cleuza, como estão as investigações?

Dr. Rodrigo: Quando cheguei na delegacia da Lapa a primeira providência que tomei foi mapear a situação para saber quais eram os principais casos sem solução. Estes três casos são nossa prioridade. Quanto ao inquérito do Erol e da Cleuza, já fizemos investigações e interrogatórios e em breve teremos mais informações para repassar. Quanto ao caso da Mara, o criminoso foi preso em flagrante pela polícia militar.

 

TR – Hoje, quantos inquéritos estão tramitando na Delegacia da Lapa?

Dr. Rodrigo: Atualmente, aproximadamente mil inquéritos, que queremos finalizar o quanto antes. Mas, em relação a homicídios, desde que assumi a delegacia da Lapa, foram 15, incluindo Lapa e Contenda. Isso em aproximadamente um mês. A maioria dos assassinatos motivado por envolvimento com drogas. Mas, desses 15, posso dizer que 10 já estão com a autoria identificada ou em vias de achar a autoria.

 

TR – Em sua visão, o que está determinando o aumento da criminalidade na região?

Dr. Rodrigo: Como a Lapa e Contenda fazem parte, administrativamente, da região metropolitana de Curitiba e houve a instalação das UPS na capital, os criminosos acabaram migrando para outras regiões, como as daqui. Foi o que aconteceu também no Rio de Janeiro com a instalação das UPPs. Como nas cidades da região metropolitana o efetivo policial é menor, a sensação de violência e insegurança acaba sendo maior.

 

TR – Como a população pode auxiliar a polícia no combate ao crime?

Dr. Rodrigo: Pode colaborar denunciando, não necessariamente com a denúncia imediata. Mas, denunciando através dos canais de contato, para que possamos identificar os traficantes. Pois em regiões como a Lapa, de médio porte, não temos grandes traficantes, mas os micro traficantes, que acabam migrando de usuários para traficantes para manter o vício. Precisamos atingir o fornecedor.

 

BOX

Lapa e Contenda tiveram 32 mortes em 2012

A violência em Curitiba e região metropolitana, em 2012, matou 1.571 pessoas. O número é 8% menor que o registrado no ano anterior, mas ainda revela um quadro de guerra urbana, com média de 4,3 mortes diárias. Quase 80% dos crimes foram praticados com armas de fogo e mais de 42% aconteceram nos fins de semana.

Na Lapa, aconteceram 18 homicídios em 2012. Em Contenda foram 14 mortes no mesmo ano.

Confira a relação de homicídios em Lapa e Contenda em 2012.

 

LAPA

24/01/2013 – Homem assassinado a tiros na Lapa

Paulino Moura de Lima, 48 anos, assassinado a tiros, em um estabelecimento comercial, na Lapa.

21/01/2013 – Jovem assassinado a tiros na Lapa

Jhon Petterson Lemes da Silva, 22 anos, morto a tiros na Rua Leocádio Dietrick, no bairro São Lucas, na Lapa. No sábado (19/01).

03/01/2013 – Adolescente assassinado a tiros na Lapa

Jairo Pavan de Oliveira, 17 anos, baleado na madrugada de terça-feira (01/01), na Lapa. Morreu em seguida no Hospital Nossa Senhora do Rocio.

01/01/2013 – Mulher morta a facadas e jogada no mato na Lapa

Mara Lúcia dos Santos, 38 anos, morta a facadas e arrastada até um matagal, na Rua Artur Maria Ganzert, no Jardim Esplanada, na Lapa. Segunda-feira de madrugada (31/12).

30/12/2012 – Rapaz morto com dois tiros na Lapa

Roque Mordaski, 41 anos, encontrado morto, com dois tiros, na Estrada Principal de Pedra Lisa, na zona rural da Lapa. Domingo à tarde (30/12).

28/12/2012 – Rapaz morto com dois tiros na Lapa

Dionatan Pfutz da Luz, 27 anos, assassinado com dois tiros na cabeça, na Rua João Cândido Ferreira, no bairro Montreal, na Lapa. Quinta-feira à noite (27/12).

19/12/2012 – Homem baleado na Lapa morre no hospital

Zeloir de Jesus Bernardino Teixeira, 39 anos, baleado na madrugada de domingo (02/12), na Rua Leocádio Dietrich, no bairro São Lucas, na Lapa.

Morreu na madrugada de quarta-feira (19/12), no Hospital Nossa Senhora do Rocio.

07/12/2012 – Costureira agredida na Lapa morre no hospital

Cleuza Zbonik dos Santos, 48 anos, encontrada ferida, com marcas de agressão, no município da Lapa. Morreu na noite de quinta-feira (06/12), no Hospital do Trabalhador.

12/11/2012 – Lavrador baleado na Lapa morre no hospital

João Maria Colaço Pavan, 42 anos, baleado na noite de domingo (11/11), na Lapa. Morreu em seguida no pronto-atendimento da Lapa.

07/10/2012 – Pedreiro baleado na Lapa morre no hospital

Jairzinho Fernandes de Lima, 42 anos, baleado na madrugada de sábado (06/10), Rua Luis Francisco Notto, no bairro Esplanada, na Lapa. Morreu em seguida no Hospital Hipólito e Almeida.

17/09/2012 – Adolescente morto a tiros na Lapa

Kielssem Camargo,17 anos, morto a tiros na Estrada do Contestado, na zona rural da Lapa. Sábado de madrugada (15/09).

27/08/2012 – Rapaz assassinado a tiros na Lapa

Anderson Siqueira dos Santos – 25 anos

Morto a tiros, na Rua Leonardo Dietrich, no bairro São Lucas, na Lapa.

Sábado de madrugada (25/08).

04/08/2012 – Taxista morto por assaltantes na Lapa

– Erol Martins de Oliveira, 60 anos, morto por assaltantes, com facadas na nuca e no peito, na Estrada do Caracol, no Jardim Esplanada, na Lapa. Quinta-feira à noite (02/08).

– Morre caminhoneiro agredido na Lapa

Clademir Alberto Sacomori, 34 anos

Encontrado espancado e desacordado, na madrugada de domingo (13/05), na Rodovia do Xisto, na Lapa. Morreu na quarta-feira (16/05), no Hospital Evangélico.

30/04/2012 – Homem morto a tiros na Lapa

Diego dos Santos Guerber, 23 anos, morto a tiros, dentro de casa, na Rua Leocádio Dietrich, no bairro São Lucas, na Lapa. Segunda-feira de madrugada (30/04).

09/04/2012 – Morre lavrador agredido na Lapa

Gilberto Lima de Abreu, 29 anos, agredido na madrugada de sexta-feira (06/04), na Rua Doutor Manoel Pedro, no centro da Lapa. Morreu em seguida no Hospital da Lapa.

29/01/2012 – Morador de rua espancado na Lapa morre no hospital

Antônio Apolinário,  37 anos, agredido na noite de sábado (28/01), na Rua Desembargador Francisco de Paula Xavier, na Vila do Príncipe, na Lapa. Morreu em seguida no Hospital Hipólito.

22/01/2012 – Rapaz baleado na Lapa morre no hospital

Charlton Stefany Brasil da Costa, 24 anos, baleado na noite de sábado (21/01), na Rua Getúlio Vargas, no Parque do Monge, na Lapa. Morreu em seguida no Hospital Municipal da Lapa.

17/01/2012 – baleado pela polícia na Lapa morre no hospital

Andrei Grechuski Alves de Lima, 25 anos, baleado na tarde de segunda-feira (16/01), em confronto com policiais militares, na Rodovia BR-427, na localidade de Lavrinha, na Lapa. Morreu em seguida no pronto-atendimento da Lapa.

13/01/2012 – Adolescente morto após assalto na Lapa

Luís Felipe da Silveira, 14 anos, baleado na noite de quinta-feira (12/01), após assaltar uma lan house, na Rua Agenor Scandelari, no Jardim Montreal, na Lapa. Morreu a caminho do pronto-atendimento da Lapa.

 

CONTENDA

10/01/2013 – Homem morto a facadas em Contenda

Alcides Kielba, 56 anos, Encontrado morto com facadas, em uma chácara, na localidade de Lagoa das Almas, em Contenda. Quarta-feira de manhã (09/01).

03/01/2013 – Morre pedreiro baleado em Contenda

Thiago Mendes, 22 anos, baleado dentro de um carro, na zona rural de Contenda. Morreu na madrugada de quarta-feira (02/01), no Hospital Municipal de Araucária.

26/12/2012 – Assassinado com seis tiros em Contenda

Cleiton José Fisinatto, 32 anos, executado com seis tiros, num terreno baldio, no conjunto Habitar Brasil, em Contenda. Sábado de madrugada (22/12).

10/12/2012 – Jovem baleado em Contenda morre no hospital

Alexsandro Pinto Pires – 22 anos

Baleado na noite de domingo (09/12), em Contenda. Morreu em seguida no Hospital Municipal de Contenda.

15/08/2012 – Triplo homicídio em Contenda

Marcelo Cristiano Júnior, 17 anos, Alexsandro Ramos da Rocha, 20 anos, Jociel da Luz Gonçalves, 20 anos, encontrados carbonizados, com marcas de tiros, dentro de um carro incendiado, em uma estrada rural, na Vila São Pedro, em Contenda. Quarta-feira de manhã (15/08).

06/08/2012 – Servente assassinado a tiros em Contenda

Giovane Ferreira de Mello, 25 anos, baleado na noite de sábado (04/08), na zona rural de Contenda. Morreu no Hospital Municipal de Contenda.

24/07/2012 – Suspeito morto a tiros pela polícia em Contenda

José Antônio Rodrigues dos Santos, “Zezo”, 42 anos, morto a tiros, em confronto com policiais militares, em um matagal, na localidade de Serrinha, em Contenda. Segunda-feira à noite (23/07).

20/07/2012 – Duplo homicídio em Contenda

Luis Carlos Fagundes, 29 anos, Galson Ferreira Martins, 25 anos, executados com pelo menos cinco tiros cada um, dentro de um carro, na Rua Francisco Ferreira Vaz, na localidade de Pedro Machado, em Contenda. Quinta-feira à noite (19/07).

07/06/2012 – Frentista assassinado a tiros em Contenda

Ricardo Aparecido Rodrigues, 32 anos, morto com tiros na cabeça, ao lado de um carro, na Rua Maria Slanski Urbani, no bairro Serrinha, em Contenda. Quinta-feira de madrugada (07/06).

28/05/2012 – Lavrador morto a tiros em Contenda

Nilson Wengrynski, 25 anos, morto a tiros na Estrada Capoeira Grande, na zona rural de Contenda. Domingo de madrugada (27/05).

04/05/2012 – Garoto assassinado a tiros em Contenda

Ewerton Elias Taques, 15 anos, morto a tiros, na Estrada Pedro Machado, na zona rural de Contenda. Quinta-feira de manhã (03/05).

19/02/2012 – Morre garota baleada em assalto em Contenda

Maria Eduarda de Souza Bueno, 12 anos, baleada na cabeça, na noite de sexta-feira (17/02), durante assalto a um restaurante, no município de Contenda. Morreu sábado (18/02), no Hospital Angelina Caron.

16/01/2012 – Adolescente baleado em Contenda morre no hospital

Gustavo Murilo da Silva Mello, 17 anos, baleado na madrugada de sexta-feira (30/12), no município de Contenda. Morreu na tarde de domingo (15/01), no Hospital Cajuru.

                                                                                                                                                                                                                                                                                         

Please follow and like us: