O grande incentivador de Tênis de Mesa na Lapa

Thiago Linhares

 

Nos anos 80 e 90, a Lapa possuía atletas que representavam a modalidade esportiva de Tênis de Mesa em outras cidades, em campeonatos intermunicipais e nos Jogos Abertos do Paraná. Desse tempo para cá, o Tênis de Mesa, e outros tantos esportes, em nosso município foi decaindo.

Em julho de 2012, o relojoeiro da cidade, Vagner Zagatti, mais conhecido por “Maçã”, admirador do Tênis de Mesa, resolveu investir e incentivar os jovens lapeanos à pratica desse esporte fantástico, para tentar reascender a vontade, e ainda, quem sabe, descobrir algum talento perdido.

Junto ao Clube Sete de Setembro, foi adquirido um espaço (o CTTM – Centro de Treinamento de Tênis de Mesa), com duas mesas, sendo uma delas doada por amigos e a outra feita pelo próprio Vagner. Com o espaço próprio e o material para prática, ficou marcado então o reinício dos treinos, que a partir de então seriam diários, coordenados pelo próprio Vagner. Em um ano de treinamento e dedicação, percebeu-se que o nível técnico dos competidores evoluiu muito e também despontaram alguns excelentes jogadores. Hoje, o número de praticantes chega a mais ou menos 20, que participam de treinamento e jogos (duelos).

Desde então, no Clube Sete, já foram disputados quatro campeonatos, com excelente participação de vários atletas locais, garantindo muitos elogios da população em geral.

Mas, o Tênis de Mesa, apesar de aparentar ser um esporte de baixo custo, necessita de equipamentos profissionais e de qualidade para que o rendimento dos praticantes melhore e para que os jogos fiquem bastante acirrados. “Os equipamentos de qualidade são essenciais para desenvolver um atleta completo. Não adianta usar uma raquete feita de madeira comum e uma borracha sem qualidade colada inadequadamente, que não dá para fazer treino algum, pois o giro da bola (que é o maior fundamento técnico), não acontecerá da forma exata e precisa”, relata Vagner Zagatti, que é voluntário e “guerreiro” em nossa cidade, frente ao pouco investimento no esporte e lazer para a população. Nosso incentivador comenta que a mesa do jogo precisa ser de material rígido para dar maior velocidade à partida e aos quiques uniformes da bolinha.

A maioria dos praticantes da Lapa possui equipamentos de primeira qualidade, todos autorizados pela ITTF (órgão regulamentador mundial da modalidade), pois eles são obrigatórios em qualquer campeonato.

O desgaste do material, principalmente das bolinhas, borrachas e colas das raquetes, são os grandes causadores da “dor de cabeça” dos praticantes, pois sofrem desgastes rápidos.

Então, para você que gosta de esporte, mais precisamente do Tênis de Mesa, os treinos são realizados diariamente, no Clube Sete de Setembro, na Lapa. E, ainda, se você tem o desejo de contribuir e/ou incentivar financeiramente esses jovens, participe e apoie, pois nossa sociedade estaria bem melhor se nossos jovens estivessem ocupados com estudo e esporte.

Parabéns, “Maçã”! Continue assim, lutando e acreditando em mudanças! Esse é o melhor caminho para o futuro de nossos jovens!

Pratique Tênis de Mesa! Pratique saúde!

Please follow and like us: