Postura para realizar

Uma vez que tenham sido levantados todos os pontos fortes, fracos (o que precisa ser melhorado), oportunidades e ameaças, significa que hoje você tem uma análise objetiva de seu empreendimento.

Todo o livro de estratégia e todo realizador ocidental diz que você deve ter um norte, mas digo que você deve ter é o Sul! Grave isso!

Deixe-me explicar melhor esse conceito! Vamos falar sobre os orientais, principalmente dos chineses (olha, eles cresceram muito, por isso é importante entender um pouco dessa grande cultura). Antigamente, quando se via um produto “mande in China”, todo mundo ficava com medo e duvidava da qualidade. Mas, hoje em dia nossos amigos chineses produzem muita coisa de extrema qualidade. Para você ter uma ideia, muitos celulares de última geração que são ponta de linha e custam uma fortuna têm diversos itens internos que foram produzidos lá.

Os chineses olham para o Sul! Isto porque eles acreditam que neste polo está expresso o firmamento das coisas, o lado espiritual, que é representado por um círculo. Quando falo em espiritual, sempre afirmo que este conceito nada tem a ver com dogma, mas como um sentido orientador na nossa vida. Então, seu negócio deve ter um algo a mais, seu ofício tem que te complementar, ou seja, fazer parte da sua evolução como ser humano. Por isso, em nosso estudo anterior lhe incentivei a refletir e analisar o conceito de pessoas, talentos e ideais. Voltando aos chineses, o Norte, para nossos irmãos orientais, está vinculado com a Criação, a Matéria, e o seu símbolo é o quadrado. O ponto alto, então, não é a matéria, mas o Espírito (o sentido que anima a vida), que é fundamental. Seu negócio tem que ter um elemento desses! É isso que vai fazer você ser um líder de verdade! Pense: não será por causa disso que a maioria da pessoas vive uma loucura e nunca tem dinheiro para nada?

Leonardo da Vinci, o gênio da Renascença, pintou o Homem Vitruviano, a imagem que está neste artigo. Pense: Você nunca se perguntou por quê o homem nesse desenho toca o quadrado e o círculo? Viu, não é a toa que Leonardo foi o Gênio da Renascença e eu quero despertar em você a sua genialidade também!

Agora, com todo esse pano de fundo que te ensinei, você pode acrescentar algo a mais, caso queira, e podemos pontuar a análise de SWOT.

Pegue os pontos Fortes e dê uma nota de 0 a 3 para cada um dos itens apontados. Pode ser 0.5, 1.0, 1.5, 2.0, 2.5 ou 3.0… Lembrando que três, para nós, significa que é fortíssimo e 0.5 significa que é forte, mas em relação aos outros não é tanto assim.  Faça a mesma coisa com as Oportunidades.

Em relação aos pontos Fracos, o conceito é o mesmo, mas a ideia é inversa, ou seja, 3.0 significa que é fraquíssimo e 0.5 é fraco, mas em grau menor que os demais. Para as Ameaças use esse mesmo sistema, 3.0 é extremamente ameaçador e 0.5 é uma ameaça, mas a menor entre todas.

Uma vez feitas essas somas, pegue esses totais e faça mais um cálculo. Aqui já te dou a ideia completa: Posicionamento SOBREVIVÊNCIA = Pontos Fracos + Ameaças; Posicionamento MANUTENÇÃO = Pontos Fortes + Ameaças; Posicionamento DESENVOLVIMENTO = Pontos Fracos + Oportunidades; Posicionamento CRESCIMENTO = Pontos Fortes + Oportunidades.

Qual foi a maior pontuação? Essa é sua postura estratégica, ou seja, seu plano de ação deve ser posicionado para agir dentro dessa. Veja só:

Se a SOBREVIVÊNCIA foi a maior pontuação, isso significa que seu planejamento deve ter ações que eliminem as fraquezas e enfraqueçam as ameaças. Quais fraquezas e ameaças? As que você pontuou em sua análise.

Se MANUTENÇÃO foi a maior pontuação, significa que suas ações devem ser direcionadas para diminuir as ameaças e aumentar suas forças.

Se DESENVOLVIMENTO teve maior pontuação, significa que suas ações devem ser voltadas para minimizar ao máximo as fraquezas e procurar aproveitar mais as oportunidades.

Agora, se foi CRESCIMENTO, que é um dos melhores cenários, você deve elaborar ações mais ousadas para aproveitar as oportunidades.

Isso nunca é definitivo! Então, faça essa análise a cada três ou seis meses para ver se teu negócio melhorou ou não. Agora, lembre, pessoas estão sempre ligadas a processos e, por isso, nesse método você deve considera-las.  A SWOT não se aplica somente a negócios! Você pode usar para se auto avaliar e assim traçar uma linha de ação mais sustentável.

A SWOT lhe ajuda a ter uma base, para que seu negócio ou carreira tenha ações não aleatórias, mas eficazes. E, claro, considerando as pessoas e você mesmo, você toca o círculo, aí a tocar o quadrado é fácil!

Um boa semana e sucesso!

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