Audiência pública discutirá o “Programa Menor Aprendiz”

O primeiro emprego a gente nunca esquece. Para centenas de jovens lapeanos essa primeira oportunidade no mercado de trabalho pode vir por meio do “Programa Menor Aprendiz”.

 

Por lei, todas as empresas de grande e médio porte, têm a obrigatoriedade de ter de 5% a 15% de menores aprendizes, de 14 a 24 anos, no seu quadro de funcionários. Além disso, essas empresas também são obrigadas a matricular esses jovens em programas específicos de ensino e aprendizagem. As empresas de pequeno porte e instituições do terceiro setor (sem fins lucrativos) estão dispensadas, mas também podem aderir ao programa.

 

No entanto, hoje há no mercado de trabalho um conflito entre as empresas que desejam contar com colaboradores experientes e os jovens que desejam obter experiência para desenvolvimento profissional e pessoal, mas que não encontram espaço entre a acirrada concorrência.

 

Para esclarecer todas as dúvidas sobre esse programa que pode ajudar muitos jovens a ingressarem no mercado de trabalho, no próximo dia 25 de setembro, a partir das 19h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura Municipal da Lapa promoverá uma audiência pública sobre o tema.

 

O encontro contará com a presença da Procuradora Regional do Trabalho, Dra. Mariane Josviak, e terá o objetivo de conscientizar os empresários e jovens lapeanos sobre a importância do programa na geração de empregos e renda, e no crescimento profissional e pessoal da juventude do município.

Na oportunidade será apresentado o Projeto Menor Aprendiz, que tem por objetivo aplicar o programa de aprendizagem no município, incluindo jovens de 14 a 18 anos no mercado do trabalho.

Todos os jovens, empresários do município, e quem se interessar pelo tema está convidado a participar.

 

Please follow and like us: