Festa do cordeiro e do cabrito na Lapa? Por que não?

No dia 11 de setembro, o médico veterinário Cezar Amin Pasqualin participou do Ciclo de Palestras “Alternativas de Renda na Agropecuária”, promovido pela SAMA. Pasqualin é o Presidente do Sindicato Paranaense dos Médicos Veterinários e Coordenador Estadual do Programa Ovinos e Caprinos no Instituto EMATER.

Em sua palestra, abordou com profundidade a cadeia produtiva, desde o produtor até o consumidor final. Ele demonstrou que o mercado de carnes de ovinos e caprinos está em alta, sendo que grande parte da carne disponível no mercado é oriunda do Uruguai.

Mas, bem próximo da Lapa, logo ali em Castro, a Cooperativa Castrolanda entrou nesse segmento de produção e está organizando os produtores, dando suporte técnico e logístico – fundamentais para a conquista e consolidação de nicho de mercado, oferecendo carne com a grife “Cordeiro Castrolanda”.

A Cooperativa investe constantemente em genética ovina especializada para carne, visando a produção de cordeiros com excelente padrão de carcaça para obter os cortes especiais.

Toda produção de ovinos de Castro provém de propriedades de cooperados, que seguem rigoroso manejo reprodutivo, sanitário e nutricional. Os cordeiros são abatidos ainda jovens, com 90 a 150 dias de vida e 35 a 40 quilos de peso vivo. O abate e os cortes são realizados em abatedouro terceirizado, com inspeção do Serviço de Inspeção do Paraná.

Na Lapa, atualmente, há um rebanho de 4.000 ovinos e 2.300 caprinos, distribuídos em dezenas de propriedades nas diversas comunidades. Grande parte dessa produção é consumida na informalidade. No entanto, há espaço para ampliar a produção e há interesse de novos produtores entrarem na atividade.

Segundo Pasqualin, a Lapa já tem uma imagem bastante positiva em âmbito nacional, devido à sua história, à sua participação na Revolução Federalista, o Centro Histórico, o Parque Estadual do Monge, a hospitalidade e a simpatia de seu povo acolhedor, sua gastronomia, a coxinha de farofa.

Para ampliar sua fama de boa gastronomia, pode organizar eventos tendo como carro chefe pratos à base de carnes ovina e caprina. Que tal, então, realizar a Festa do Cabrito e do Cordeiro Lapeano?

A Festa do Cabrito e Borrego Lapeano, sendo calendarizadas como evento festivo e gastronômico, ampliará a imagem turística do município, aquecendo outros setores da economia local, como o comércio, os prestadores de serviços etc. Os produtores, numa festa desse porte, comercialização centenas de animais num único final de semana.

Sonho? Não! Os pés estão bem firmes no chão! Afinal, aqui bem perto, na vizinha cidade de Campo Alegre – SC, a Festa Anual do Cordeiro movimenta a cidade por três dias, sendo que na, última edição do evento, foram consumidos 600 ovinos. Os interessados em produzir ovinos e caprinos podem procurar a Unidade Municipal do Instituto EMATER.

Please follow and like us: