Em ação pelo Dia da Montanha Limpa, montanhistas da Lapa realizaram limpeza no setor do Cristo, rampa de voo livre e trilha da Coral. Grande parte do lixo encontrado era de garrafas de bebidas alcoólicas.
Integrantes da Federação Paranaense de Montanhismo (FEPAM), Equipe Lapeana de Montanhismo (ELMO) e voluntários da sociedade lapeana aderiram ao “Programa Adote uma Montanha”, realizando a campanha “Dia da Montanha Limpa”, que tem como finalidade promover a conservação das montanhas por meio de um mutirão de limpeza de uma área de montanhismo, podendo ser realizada através da coleta de lixo ou da limpeza de uma parede com pichação.
Na Lapa, foi realizada a limpeza do setor do Cristo, rampa de voo livre e trilha da Coral, no Parque do Monge. A área percorrida foi de dois quilômetros de trilha e foram retirados mais de 15 sacos de lixo dos locais, totalizando mais de 100 quilos. Dentre os lixos encontrados, uma grade quantidade de garrafas de bebidas alcoólicas.
Já dizia Chico Xavier que “ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja”. A equipe da ELMO agradece por todo o esforço e trabalho voluntário realizado por Ana Luisa Santiago, Douglas Coelho, Eduardo Goll, José Luiz (ZéLão), Juliane G. Zeve, Luiz F.de Jesus (Babo), Marcelo Coelho, Maurício R. Miranda, Leandro G. Martins (Dito) e da pequena Bruna O. Lima.
PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE
O “Dia da Montanha Limpa” é uma ação de conservação das montanhas, realizada simultaneamente em diversos locais da América Latina. Sob o “guarda-chuva” do Acceso PanAm, as Organizações Locais de Escalada e de Acesso promovem mutirões envolvendo a comunidade local na conservação da área de escalada e montanhismo. No Brasil, a co-organizadora é a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), através de seu “Programa Adote uma Montanha” (PAM). A atividade aconteceu no mesmo final de semana por todo o planeta: o 3o fim de semana de setembro (20 e 21 de setembro). Neste ano, essa grande campanha tem o slogan “Nosso Entorno… Nosso Planeta… Nossa Responsabilidade”, que indica que a ação local, realizada por cada comunidade e voluntário, tem um impacto global.
O “Dia da Montanha Limpa” faz parte da campanha “A Limpiar Nuestras Montañas”, do Acceso PanAm, e da iniciativa “A Limpiar el Mundo / Clean Up the World”, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), já em sua 22a edição.