Descubra os segredos dos casais com a dança de salão!

É senso comum afirmar que a dança faz bem e que a dança de salão proporciona momentos de prazer e alegria a dois. Mas, até então muito poucos estudos tinham sido realizados com o intuito de analisar as mudanças percebidas em casais praticantes desta atividade, com relação a seu vínculo conjugal. A partir deste questionamento, a Professora Giana Siqueira, em seu trabalho de conclusão de curso de Pós Graduação em Dança, decidiu analisar os seus e outros alunos que praticavam dança de salão há mais de um ano com seu cônjuge, objetivando descrever os elementos de caráter afetivo, emocional e social que dão suporte ao relacionamento entre casais e identificar os efeitos percebidos por eles na dança de salão em relação ao casamento. Para a concretização do trabalho, foram realizadas entrevistas com dez pessoas, cinco homens e cinco mulheres, com idades entre 31 a 59 anos, das cidades da Lapa e de Curitiba, caracterizados como casais, e que praticam aulas regulares de dança de salão há pelo menos um ano. Cada indivíduo foi submetido à entrevista gravada, primeiro individualmente e depois junto com seu cônjuge. No roteiro de entrevista continham questões sobre a convivência a dois antes e depois do surgimento da dança de salão em suas vidas. Como resultado, foi possível categorizar as mudanças por temas: mudanças sociais, mudanças individuais e mudanças de relacionamento. A partir desta análise percebeu-se que houve, nos três temas, coincidências nos relatos, principalmente no que dizia respeito a mudanças de relacionamento, já que a maioria dos casais afirmou que há, entre outros aspectos, mais união e comunicação em seus casamentos após iniciarem aulas regulares de dança de salão. Sem falar no aumento das amizades e das diferentes possibilidades de lazer, aumento do tempo e da qualidade de tempo juntos, diminuição de ciúmes, aumento do amor e desejo sexual pelo outro, entre muitas outras mudanças.

Em se tratando de conflitos, os entrevistados informaram haver poucos, durantes as aulas, em dificuldade para realizar passos, mas isto permanece somente no período de treino, e dificilmente é levado para casa.

Através destes relatos, é possível concluir que há uma forma simples de promover pequenas ou consideráveis alterações na convivência a dois. Esta forma é praticar aulas regulares de dança de salão. Seja para melhorar sua rotina, seja para aumentar ainda mais a união que já havia na relação, seja para sair da monotonia e diminuir as pequenas discussões, ou para aumentar o desejo sexual da pessoa amada. Com isso, a dança de salão pode ser considerada uma ferramenta para superar conflitos, crises, atingir o interior da pessoa e o todo se refletir em mudanças nos relacionamentos dos casais, geralmente para melhor!

Pratique dança de salão! Pratique saúde!

 

Autora do estudo: Professora Especialista Giana Stefanie Siqueira – CREF no: 011439-G/PR – email: gianadanca@hotmail.com – Trabalho de conclusão de curso na Pós Graduação em Teoria e Movimento de Dança com Ênfase em Danças de Salão – “Mudanças no Relacionamento de Casais Atribuídas à Prática de Dança de Salão”

 

Please follow and like us: