Lapa participa de projeto para fortalecer a fruticultura

Na tarde de quinta-feira, 25 de setembro, aconteceu o 4º Encontro da Vitrine Tecnológica da Fruticultura na Lapa, na sede do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), próximo ao Parque de Exposições.

O evento reuniu mais de 90 técnicos da área. A vitrine tem como objetivo trazer novas tecnologias de produção de frutas para os técnicos e produtores rurais. “Neste encontro foram apresentadas diferentes práticas de aplicação de defensores agrícolas. O evento é importante para difundir novas tecnologias e leva-las para os técnicos. Assim, eles podem dividir a informação com os agricultores que ao final possuem uma produção maior e com melhor rendimento”, relata o coordenador da Macro Regional Sul da EMATER, Antônio Leonardecz.

Com a vitrine, os técnicos e agricultores tem a oportunidade de acompanhar todo o desenvolvimento da planta. A Vitrine Tecnológica é feita por meio de uma parceria entre o IAPAR, EMATER e Prefeitura Municipal da Lapa. Ao todo mais de 400 pessoas já foram beneficiadas com o projeto.

O pesquisador do IAPAR, Clandio Medeiros, ressalta a importância da parceria. “Nós fazemos toda a rede para que o conhecimento chegue até o produtor rural. A parte de pesquisa fica com o IAPAR, a parte de extensão com os técnicos da EMATER e a aproximação com os produtores é facilitada pela Prefeitura da Lapa”.

 

VITRINE TECNOLÓGICA

O projeto recebeu este nome, pois, no terreno onde está situado o IAPAR, diferentes tipos de frutas, como uva, pêssego e nectarina estão sendo cultivadas e acompanhadas com diversas tecnologias. Lá os técnicos e produtores podem acompanhar o desenvolvimento dos frutos até a colheita, como se fosse uma “vitrine” da produção.

Please follow and like us: