Moradores fecham PR 433 pedindo melhorias

Na tarde de segunda-feira, 29 de setembro, moradores das comunidades atendidas pela PR 433, que liga Capão Bonito a Palmital de Baixo (município da Lapa, com acesso pela PR 427, a município de Antonio Olinto, na região de Imbuial), fizeram protesto reivindicando melhorias no trecho, assim como a presença de um representante do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para prestar esclarecimentos.

Os participantes queimaram pneus e interditaram a estrada entre a Vista Alegre e o Faxinal dos Correias. Somente representantes da Prefeitura da Lapa compareceram ao protesto, afirmando que, apesar de a estrada ser de competência estadual, entrariam em contato com o DER para solicitar reparos.

Segundo os participantes do bloqueio, o trecho sempre teve problemas, tanto que em 29 de setembro de 2011, os moradores já haviam protestado pelos mesmos motivos. Como nada foi feito desde então, houve novo protesto na última segunda-feira. No entanto, os participantes relatam estarem revoltados não somente com o descaso do DER com a estrada, mas também com a Prefeitura da Lapa. Isto porque, dizem eles, na campanha eleitoral de 2012, a atual prefeita teria dito que a estrada é responsabilidade do governo do Estado, mas o prefeito tem a obrigação de arrumar e só não arruma se não quiser.

Muitos dos agricultores que ali estavam afirmaram que, caso não haja solução, criarão uma comissão para levar o caso ao Ministério Público, pois acreditam que não há mais diálogo.

Outra situação que desagradou os participantes do protesto foi uma tentativa de boicote à manifestação, no entendimento deles, por parte de um representante político que teria enviado mensagem de texto afirmando que tomaria as medidas necessárias para solucionar o caso junto ao DER.

IMPACTO

No dia do protesto vários alunos de escola estadual da região ficaram sem aula. Somente no período da tarde, há 108 estudantes matriculados. Mas, os alunos já haviam sido prejudicados em outras datas, por conta de ônibus escolar encalhar, em dias de chuva, tendo dificuldades para chegar à escola. Ao todo, há dez linhas de ônibus que utilizam a estrada, além de duas de transporte convencional.

Em relação à economia municipal, a produção na região tem sua relevância. Aproximadamente 50 carretas com madeira de pinus trafegam pela estrada, diariamente, saindo das propriedades de reflorestamento na região. Apesar da existência de críticas quanto ao peso e à quantidade de caminhões circulando, isto gera emprego renda ao município.

Na região há também muitas fazendas de gado. Além dos caminhões de leite que trafegam diariamente por ali – são aproximadamente 20 mil litros por dia transportados na estrada.

Também há na região cerca de 20 avicultores, tanto de corte como de postura, que necessitam da via em boas condições para levar ração, retirar ovos e frango.

Além disso, há produção de soja, milho e feijão. Sendo que nesta época há necessidade de transportar adubo e fazer o plantio. Muitos agricultores que participaram do protesto se disseram preocupados com o escoamento da colheita do trigo, que deve ocorrer daqui a 15 dias.

PREFEITURA

A Prefeitura da Lapa, em matéria divulgada em seu site, informou que destinou na sexta-feira, dia 26 de setembro, quatro caminhões, uma patrola e uma carregadeira para auxiliar na recuperação da PR 433. 

Segundo a matéria, desde o mês de junho de 2013 a Prefeitura enviou correspondências ao governador, secretário estadual de Infraestrutura e Logística e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), pedindo uma solução. Ainda, segundo a prefeitura, o DER enviou dois caminhões e uma retroescavadeira e os funcionários do órgão estadual estariam dispostos a trabalhar, no entanto o Departamento relatou não ter condições de enviar as pedras necessárias, por isso a Prefeitura forneceu o material para as melhorias.

Please follow and like us: