Qual é o verdadeiro espirito de equipe?

Trabalhar em equipe deveria ser a coisa mais natural da vida, pois sempre temos que interagir com as pessoas para fazer as coisas acontecerem e, consequentemente, vencer na vida. Aliás, o sucesso de uma empresa, seja qual for o tamanho dela, vai ocorrer quando os seus colaboradores desenvolvem esse espírito.

A cultura do “nós” ao invés do “eu” é o grande desafio empresarial, pois infelizmente o que encontramos hoje em dia é o cenário do “o olho por olho, dente por dente”. Isso mesmo! Nos deparamos com os que fazem tudo com segundas e terceiras intenções para se beneficiarem em algum momento lá na frente, ou seja, até o momento que você sirva para os seus “planos”. Encontramos ainda os que sorriem, mas, lá no fundo, torcem pelo fracasso alheio. Esses geralmente nunca fazem mais do que a obrigação e, também, não podemos esquecer de um outro grupo famoso, aquele que na hora dos louvores é um time, mas na hora da bronca, simplesmente dizem “fiz tudo o que podia e devia”. Aí, meu amigo, o erro é seu! Essas pessoas literalmente ficam sentadas com aquela fisionomia praticamente igual às imagens dos santos, que encontramos dentro das igrejas, vendo a “bomba” explodir no colo daquele que outrora era parte do time.

Por que as coisas são assim?

Por que elas não poderiam ser diferentes?

Se você for pensar bem, comportamentos como o que comentamos acima prejudicam aqueles que tais atos praticam. Lembre, amigo leitor, que o cósmico é regido por leis e uma delas é o que chamamos de compensação. Note bem! Tudo o que você fizer aos outros, receberá o seu equivalente em dobro! Pense seriamente sobre isso, quer você chame de lei da semeadura, como os cristãos, ou de Karma, como os Budistas ou indianos. Os nomes são diferentes, mas o sentido é o mesmo.

Diversas pessoas se submetem a um comportamento tão deplorável como este simplesmente pela falta de consciência. Quer saber mais? Muitas dessas já estão recebendo o seu pagamento e nem se deram conta ainda!

O maior desafio de viver como uma equipe está em aprender a se doar, a aprender a enfrentar os problemas juntos, a defender seus membros e saber que na hora do bom, do belo e do justo, como Platão ensinava, está na verdade que conseguimos não por esse ou por aquele, mas porque nós fizemos juntos, igual a uma família, e uma família é um time. E uma empresa deveria entender isso, pois afinal é onde passamos a maior parte do tempo.

Por isso o caminho para viver em equipe não se inicia em cursos, mas no desenvolver da consciência. Essa se desperta quando você entende com sua alma que tudo se compensa. Então, passa a cuidar de seus atos com base em seus resultados.

Pense nisso. Excelente semana e sucesso!

 

Professor Alessandro Henrique

leitor@professoralessandro.com

Please follow and like us: