A obra de revitalização e modernização do Parque Estadual do Monge, na Lapa, já está com 75% dos serviços concluídos. A empresa Valor Construtora e Serviço Ambiental, responsável pelos serviços, finalizou todas as estruturas das áreas revitalizadas. Agora, as equipes trabalham com serviços de acabamento nas áreas aos visitantes e na modernização da Trilha do Monge.
“O Governo do Paraná vai entregar à população o parque todo modernizado e seguro à população”, disse o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. “A reabertura do espaço atenderá um compromisso antigo com a população, que esperava há anos a revitalização”, disse ele. O investimento é de R$ 1,38 milhão.
CONCLUSÃO
A edificação do centro de visitantes, centro de apoio, estacionamento e Espaço Monge estão em fase de conclusão. “Nesses locais estão sendo feitos serviços finais, como instalação de janela e acabamento das estruturas”, explicou o engenheiro fiscal da Paraná Edificações, José Henrique Andretta.
TRILHA
Além dos serviços de acabamento, as equipes trabalham na revitalização da Trilha do Monge. Estão sendo trocados os corrimões e as passarelas metálicas, além de melhoria no mirante da trilha. A guarita, o mirante externo do Parque e as calçadas já estão concluídas.
“Todos os locais, tanto externos como internos do Parque, serão acessíveis à população, com instalação de rampas, garantindo mais conforto e segurança”, afirmou Andretta.
Durante o período de execução das obras, por questão de segurança, o Parque fica com restrição de visitas. A previsão é que a obra seja concluída em dezembro desse ano.
PARQUE
A antiga obra do Parque começou em 2008 e o local está com restrição de visitas desde 2010. A empresa anterior, responsável pela obra, não estava cumprindo o contrato, que foi suspenso em agosto de 2012.
PARQUE
O Parque tem grande importância turística e religiosa para o Estado. Além de área de lazer, é o local onde, no Século 19, teria vivido o monge João Maria, personagem central da Guerra do Contestado. O parque é uma Unidade de Conservação, gerenciada e mantida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A unidade é a segunda em números de visitas.