Matérias Emater

Evento técnico aborda qualidade e bem estar na atividade leiteira

No dia 20 de novembro, o Grupo Gestor do DRS Leite na Lapa realizou um evento técnico na Colônia Municipal. O evento aconteceu no salão da biblioteca da Associação de Moradores da localidade (AMCM).

As palestras ministradas pelos médicos veterinários Aparecido Passarelli, do Instituto EMATER, Eloi R. Santos, do IAPAR, e Andréa Olm, do Banco do Brasil, enfatizaram o bem estar da vaca de leite e do ser humano e as linhas de crédito disponíveis para a atividade.

Pensando no bem estar da vaca leiteira e do ordenhador, foram abordados pequenos detalhes de construção e de manejo das áreas de pasto, que fazem uma grande diferença, influindo no conforto e na saúde de todos.

O cuidado em construir o piso da sala de ordenha de tal forma que a vaca leiteira fique posicionada com a parte anterior do corpo levemente levantada proporciona um grande conforto fisiológico no momento da ordenha, em especial, aos aparelhos circulatório e respiratório do animal.

A disponibilidade de sombra na área de pastoreio, através do plantio de árvores num espaçamento de 12 metros entre fileiras, proporciona conforto térmico aos animais, de extrema importância para seu bem estar, repercutindo em ganhos de produção e produtividade.

Estudiosos do assunto, como o autor Costa, afirmam que, para os ruminantes domésticos mantidos a pasto, a pastagem representa mais que uma fonte de alimento, pois se trata do espaço onde passam todo o seu tempo, nascem, crescem, enfrentam condições adversas, estabelecem relações sociais, se reproduzem… Enfim, vivem e, portanto, necessitam de vários recursos e estímulos, além daqueles relacionados à oferta de alimentos.

Durante o evento, o gerente da agência de Lapa do Banco do Brasil, Evandro Couto, comunicou aos presentes que a Fundação Banco do Brasil aprovou o projeto da Associação de Moradores da Colônia Municial (AMCM), sendo assim contemplada com a obtenção de um trator e de um distribuidor de calcário para ser utilizado pelos produtores de leite.

A Fundação Banco do Brasil apoia projetos voltados ao desenvolvimento rural sustentável através de um fundo de recursos não contabilizados e, em 2014, dentre os projetos aprovados está o da AMCM.

Os participantes também visitaram o laticínio Naturalat e conheceram o processo de pasteurização e envase do leite.

O evento técnico encerrou as atividades de campo do Grupo DRS Leite na Lapa neste ano. A programação de trabalho para o próximo ano e o balancete das atividades do DRS em 2014 na Lapa  serão tema de reunião do Grupo Gestor no dia 10 de dezembro, às 16h, nas instalações festivas da Toca do Vovô, às margens do Lago Norte. Após a reunião haverá uma confraternização entre os parceiros do DRS regado a suco de cevada e um bom churrasco.

BOX

Desempenho da agropecuária leiteira contribui para alta de 4,37% do PIB até agosto

O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário cresceu 4,37% nos oito primeiros meses de 2014, na comparação com o acumulado de janeiro a agosto do ano passado. O resultado foi impulsionado pelo segmento da pecuária, que cresceu 0,84% em agosto e acumulou alta de 6,36% neste ano, quando comparado aos mesmos períodos de 2013.

Números divulgados no dia 24 de novembro pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que fez a estimativa em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, mostram que,  entre as atividades da pecuária, a que deve apresentar maior crescimento no faturamento anual é a leiteira: 17,13%.

O desempenho esperado é resultado de um cenário positivo que conjuga elevação dos preços e crescimento do volume produzido. Um dos destaques é o expressivo aumento da produção de leite nas regiões Sul e Nordeste em função das condições climáticas favoráveis, além do período de safra no Sul e do resultado dos investimentos realizados ao longo do ano.

Destaque também para o crescimento de 14,66% do PIB da bovinocultura de corte no acumulado do ano, resultado da elevação de 14,58% dos preços da arroba do boi gordo no período. A avicultura de corte é a única atividade deste segmento a registrar queda no faturamento até agosto de 2014. O recuo de 2,83% reflete a redução do preço do frango vivo.

O PIB do segmento primário agrícola caiu em agosto, mas seguiu em alta no acumulado dos oito primeiros meses do ano, com crescimento de 2,79%. O desempenho mensal reflete a queda nas estimativas de produção, associadas ao recuo dos preços previsto para o ano.

Please follow and like us: