Coxinha de Farofa será destaque em 2015

Intenção é que a nova velha estrela lapeana se consolide como a marca da Lapa. Dois eventos colocarão o salgado em destaque, cada um com público e estrutura distintas.

A história da iguaria lapeana remonta a década de 1940. Em uma das tradicionais festas de São Benedito, Dona Maria da Gloria Kuss, esposa do então Prefeito Municipal Otavio José Kuss, teve uma brilhante ideia. Ao ver sobrar massa de pastel e recheio de frango, decidiu fritar a massa com o recheio em formato de coxinha. Foi um sucesso e até hoje o salgado é uma das tradições da culinária local.

Anos mais tarde, a tradicional coxinha de farofa, sempre apreciada, recomendada e elogiada pelos próprios moradores e também por visitantes e turistas, corria o risco de se perder. Não porque as quituteiras de plantão deixassem de produzir o salgado. Mas, por correr o risco de ser utilizado por outros municípios e se agregar, cedo ou tarde, à cultura de outra região, deixando de se dar os devidos créditos à Lapa.

Foi assim que nasceu a campanha, em outubro de 2011, visando tornar a Coxinha de Farofa patrimônio imaterial lapeano. Idealizada por Márcio Assad e apoiada pela Tribuna Regional, a campanha consistiu em distribuir abaixo-assinados nos pontos de venda e também na internet (Portal Lapa e Tribuna Regional). As assinaturas tinham como destino final o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Desde o início sabia-se da dificuldade que seria tornar a iguaria patrimônio histórico imaterial. A burocracia a ser enfrentada para tal conquista não é simples. No entanto, todo o esforço valeu para chamar a atenção para a “nova velha estrela” lapeana.

Se, antes disso, a coxinha já era apreciada e tida como típica da Lapa, a partir dessa movimentação popular, passou-se a ouvir, em diversos círculos de conversas, que a coxinha de farofa merecia uma festa ou evento dedicado à ela.

Tanto é que, em 2015, a “nova velha estrela” será enaltecida em dois eventos locais, um promovido pela iniciativa privada e outro pelo poder público. O foco das duas festividades será diferenciado um do outro.

FESTA NACIONAL DA COXINHA DE FAROFA

De 12 a 15 de março de 2015, a Prefeitura da Lapa promoverá a Festa da Coxinha de Farofa. O evento será realizado no Parque de Exposições e Eventos onde, além do espaço para comercialização, degustação e divulgação da iguaria da culinária lapeana, haverá stands para exposição de produtos e serviços, praça de alimentação e shows. A festa começou a ser planejada logo após o aniversário da cidade, em junho, e agora estão sendo definidos os últimos detalhes visando a estrutura necessária.

Segundo a Prefeitura, a ideia da festa é que ela englobe não somente os aspectos gastronômicos do município, mas que seja um evento para promover a cidade, seus produtos e serviços.

Em julho, a Prefeitura começou a preparar o evento. Participaram das reuniões o Carlos, da Panificadora Zeni, e Dona Lurdinha, da Casa do Pastel, além de terem ocorrido conversas a respeito com feirantes da Associação de Produtores de Produtos Artesanais (APPA). A festa também foi comentada com Dr. Luiz Carlos e a Sra. Maria Inês Borges da Silveira, que, ao tomarem conhecimento da data inicialmente planejada para a festa (terceira semana de novembro), gentilmente concordaram em adiar o Festival de Cinema para a última semana do mês. No entanto, em razão de questões burocráticas, como a agenda de shows e estrutura para o Parque de Exposições e Eventos, a comissão responsável optou por transferir a festa para março de 2015.

A Prefeitura afirma que, pelo fato de a coxinha de farofa ser patrimônio da Lapa, é obrigação do poder público trabalhar para ajudar a divulgá-la e fortalecê-la como marca da cidade.  A festa servirá para cumprir este objetivo e a expectativa é a de que se consolide no calendário local e regional, de forma que tenha continuidade independentemente de gestão à frente da Prefeitura.

TROPEIRONOFF E COXINHA DE FAROFA

Nos dias 25 e 26 de abril de 2015 acontecerá o Festival do Tropeironoff e da Coxinha de Farofa, promovido por Márcio Assad, em conjunto com o Hotel Tropeiro da Lapa. A programação será desenvolvida na Estância Tropeiro da Lapa (na Rodovia do Xisto, junto com o Hotel Tropeiro, em frente ao Colégio Agrícola).

O evento visa enaltecer a gastronomia da Lapa e a cultura regional, abrindo espaço para artistas locais e regionais. O festival terá como pontos principais o encontro das famílias tropeiras (dos descendentes dos tropeiros) e da famílias lapeanas (aqueles que fizeram história no município, mas que não residem mais aqui, visando resgatar as raízes). No entanto, o evento não será fechado a este público, ou seja, todos os moradores da Lapa ou interessados poderão participar.

Durante o evento também devem ocorrer oficinas de gastronomia, o ensino e a degustação do Tropeironoff e do café com mistura (que terá entre os seus pratos a coxinha de farofa).

A intenção é reunir as famílias no evento, sejam elas tradicionais ou não da Lapa, confraternizando e celebrando a culinária e cultura locais.

Please follow and like us: