Ação liderada pelo Delegado de Polícia Civil, Dr. Michel Teixeira de Carvalho, retira carros que “ornamentavam” a Alameda David Carneiro e Rua Nossa Senhora do Rocio, no centro histórico da Lapa.
A tarde de quarta-feira, 03 de dezembro, ficou marcada como um dia de alívio para a população lapeana, principalmente para os moradores do entorno da Delegacia de Polícia Civil. Os setores turístico, de segurança e de saúde pública também compartilharam o sentimento.
Nesta data foi dado início à operação de transferência dos 30 carros e 90 motos apreendidas, que ficavam amontoados no entorno da delegacia e também no pátio da instituição. Do total de carros, 14 estavam no pátio interno e 16 nas calçadas.
Os veículos que ficavam em frente à Delegacia e também dentro do pátio causavam problemas ao setor turístico, pela proximidade de prédios tombados e por dificultar a realização de eventos na Alameda David Carneiro. Quanto à saúde pública, os carros ofereciam o risco de possíveis focos de dengue, por exemplo. Já em relação à segurança, os veículos que se encontravam no pátio da delegacia podiam auxiliar meliantes que desejassem alcançar as grades da carceragem, para repassar drogas e outros objetos aos detentos.
A transferência total dos veículos, que estão sendo levados para pátios da Policia Civil das cidades de Contenda e São José dos Pinhais, será concluída até o final de dezembro. Somente no dia 3, foram feitas cerca de cinco viagens para retirar os automóveis do local.
OPERAÇÃO
Os pedidos da população para retirar os veículos do local não são recentes. Mas, há aproximadamente seis meses, quando a Delegacia ainda não contava com um Delegado titular, o Investigador Fernando Stanula, em conjunto com o Escrivão Fabiano Rosseto, começou a procurar meios para solucionar o problema. Stanula conta que, por ser lapeano, a situação o incomodava mais ainda e, por isso, moveu todos os esforços possíveis para realizar o trabalho, sempre recebendo apoio de Fabiano e demais colegas de equipe, entre eles do Investigador Edson (que sempre estava disponível para apoio, inclusive em suas folgas, como foi o caso do dia 3 de dezembro).
Há cerca de três meses, com a chegada do Delegado titular à Lapa, Dr. Michel Teixeira Carvalho, os esforços da equipe foram atendidos e o trabalho, antes “engessado” pela falta de um Delegado titular na Comarca, tomou fôlego. “A situação dos carros incomodava bastante. No meu primeiro dia aqui consegui localizar a Delegacia por causa dos carros amontoados na frente dela. Isso era vergonhoso, seja para a cidade ou para a gente enquanto gestor da unidade. Então fizemos as alianças políticas necessárias, tomamos as medidas dentro da própria policia civil e agora estamos retirando todos esses veículos da cidade”, explicou Dr. Michel.
Para a operação de retirada ser realizada, o Delegado da Lapa e sua equipe contaram com importante apoio da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), através do Comandante, Major Horning, que disponibilizou uma plataforma com guincho da PM, e do Soldado Marcelo Matheus dos Santos (que auxiliou a retirada dos veículos em seu horário de folga). Também teve grande relevância o apoio recebido de Marcus Bosch, empresário da Metalúrgica Bosch, que disponibilizou um caminhão Muk para a operação, como cortesia. Por fim, a Delegacia ainda contou com o apoio da Prefeitura da Lapa, com dois caminhões para o transporte dos veículos para Contenda e São José dos Pinhais.
Segundo Dr. Michel, a partir de agora o problema está resolvido. “Agora a orientação é a seguinte: os veículos apreendidos não podem ficar na frente da Delegacia. Em certos casos, talvez, ele permaneça na frente por alguns dias, mas logo tem que tomar a sua destinação correta, seja a entrega ao próprio dono, se o veículo for recuperado, ou o encaminhamento junto aos autos de inquérito. Então, a partir de agora veículos apreendidos vão ficar na frente da Delegacia da Lapa só em último caso e por pouco tempo”, explicou Dr. Michel.
Confira todas as fotos na Galeria de Fotos do site da Tribuna.