Ainda está repercutindo o sucesso do VII Festival de Cinema da Lapa, ocorrido entre os dias 25 e 29 de novembro. Realizado através da Lei Roaunet, aprovado pelo Ministério da Cultura (Governo Federal), o evento é uma promoção do Instituto Histórico e Cultural da Lapa (IHCL), presidido por Maria Ines Pierin Borges da Silveira.
Dentro da programação do evento, em outubro, aconteceram mostras de filmes em localidades e bairros da Lapa, com a Mostra “Mazzaropi” e oficinas pré-festival, com participação da comunidade lapeana, sob coordenação de Solange Stecks e apoio da FAP/UNESPAR.
Durante o Festival propriamente dito – paralelamente às exibições de curtas, médias e longas metragens para o publico infantil, infanto-juvenil e adulto, todos os dias ocorreram apresentações musicais nos finais de tarde e a noite. O show de abertura foi com Leo Fressato – que teve seu nome projetado nacionalmente com a musica “Oração”, da Banda Mais Bonita da Cidade. No dia 26 aconteceu o show com Jared e Pilo. No dia 27, show com Renatinho Metralhas Beatles Again (clássicos 60 e 70). No dia 28, show de “Dazantinga” (pop rock internacional). E no dia 29 show da “Banda Matorrales”.
PROGRAMAÇÃO
No dia 25 de novembro, abertura oficial do Festival de Cinema, ocorreu a abertura da Exposição “Lapa de Outrora”, com fotos de Guilherme Gluck – curadoria de Waltrauld Sekula. No mesmo dia houve a reapresentação do videoclipe “Playing for Lapa – Corajosa Natureza” – de Alex Calderari, que conta com a participação de mais de 20 músicos da Lapa e apoio de diversas empresas, além da apresentação do curta metragem “A Todos que fazem Nossa Historia” – de Leandro Cordeiro. Ainda no dia 25, a estreia nacional “Entre Fotografias e Tinteiros”, de Ederson Prestes Santos Lima e Mauricio Baggio, que exibe um documentário com personalidades da Lapa, captando imagens fotográficas pelo fotógrafo Guilherme Gluck e revela detalhes da educação durante a primeira metade do século XX.
De 26 a 28 de novembro houve exibições no período da tarde para o publico infantil e infanto-juvenil. Nos dias 27 e 28, as mostras, sendo que em todas as tardes houve participação maciça de crianças das escolas da rede municipal, escolas particulares e também escolas regionais e estaduais.
Na sequência, aconteceu a Mostra Hors Concours, com curtas metragens paranaenses. No dia 29 de novembro aconteceu a mostra AVEC, com filmes realizados por diretoras integrantes da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná. Também no dia 29 aconteceu a mostra de documentários do curso de cinema do Centro Europeu.
Grande novidade deste ano foi a 1° Mostra Portátil de Cinema – produções de vídeos amadores feitos com celular e/ou Câmara Digital, buscando aproveitar talentos criativos. Esta foi uma promoção do Instituto Histórico e Cultural da Lapa, Instituto Borges da Silveira, Jornal A Tribuna Regional e Santa Barbara Produções. A premiação foi ofertada pela FAEL aos três primeiros colocados: 1° lugar: Jackson Stica e grupo; 2° lugar: alunos do Colégio São José – turma da professora Nadia Burda; 3° lugar: Marcio Assad e grupo.
Durante o Festival de Cinema da Lapa um dos grandes momentos esperados foram as exibições das Mostras Competitivas.
Além das premiações das mostras competitivas houveram diversas homenagens. Dia 27 de novembro – entrega do Troféu Tropeiro ao ator Guilherme Weber – 20 anos de carreira. E dia 29 foram premiadas as atrizes Adriana Birolli – pelo destaque em âmbito nacional pela brilhante carreira e Polliana Aleixo – pela carreira na televisão brasileira onde começou como atriz infantil e atingiu grande destaque como a personagem Barbara na novela “Em Família” – de Manoel Carlos. Além de entregas do Diploma de Mérito para o cineasta Almir Correia pelo destaque nacional e internacional em cinema de animação e para a produtora “O Quadro” pela qualidade do trabalho desenvolvido na área de produção infanto-juvenil.
O VII Festival de Cinema em 2014 contou com a participação da atriz Michele Rodrigues – com trabalhos realizados com as companhias Vigor Mortis e Delirio e com o ator Caique Machado – que interpretou o personagem Rafa na temporada 2013/14 de “Malhação” – como Mestres de Cerimônia.
É gratificante termos atores, atrizes, diretores e produtores de renome nacional sendo premiados no Festival, pois buscamos a cada ano trazer importantes personalidades do cenário nacional.
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
A organização do VII Festival de Cinema da Lapa agradece imensamente a toda a equipe que trabalhou durante o evento.
Além disso, o agradecimento se estende aos patrocinadores Copel e Caminhos do Paraná; aos parceiros Governo do Estado do Paraná, Prefeitura Municipal da Lapa e Itaipu Binacional; aos apoiadores Fecomércio, Lapinha Spa, Hotel Slaviero, Hotel Tropeiro, Morais & Borges Agenciadora de Eventos, Zeni Panificadora, Deck, Geraldo do Valle Decorações.
O VII Festival de Cinema teve produção da Faculdade de Artes do Paraná (FAP/UNESPAR), Santa Barbara Produções e Instituto Borges da Silveira (IBS).