A primeira sexta-feira de 2015, dia 2 de janeiro, chegou acompanhada de uma forte chuva com ventos que, segundo o Simepar, atingiram 62 km por hora na Lapa. O forte vendaval causou estragos em diversas regiões. Segundo a Defesa Civil, 38 famílias em todo o município, totalizando mais de 120 pessoas, foram prejudicadas com a chuva.
Os locais mais atingidos na parte urbana foram as Vilas Lacerda e Esperança, além da região central. Já no interior, o estrago foi grande nas comunidades do Passa Dois, Boqueirão, Marafigo, Campo de Telha e Capão Alto. Os principais prejuízos foram com o destelhamento de casas e quedas de árvores.
Logo que os primeiros danos foram registrados, a Defesa Civil da Lapa já começou a dar assistência para as pessoas. Várias árvores em situações perigosas foram cortadas e, para as famílias que mais necessitavam, foram entregues lonas para cobrir de maneira emergencial as casas.
Nesta semana a Defesa Civil trabalha fazendo vistorias em residências em que possam ainda estar correndo algum risco por conta do vendaval. Já a Secretaria Municipal de Inclusão e Ação Social começou a cadastrar e distribuir telhas para famílias que comprovadamente precisam de ajuda e foram prejudicadas por conta da chuva do dia 2 de janeiro.