Ocorrencias Policiais – 1833

Violência em 1º de janeiro

 

O ano mal começou e as notícias de violência já haviam iniciado. Na madrugada do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro a equipe de socorristas do município foi acionada para atender uma ocorrência informando que um jovem, morador do bairro São Lucas, de nome Davi, menor de idade, havia sido alvejado com 12 tiros. Durante o atendimento, enquanto estava sendo encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a vítima entrou em óbito.

Na mesma madrugada, outra cena de violência na Lapa. Tiros foram disparados contra outro rapaz, de nome Thiago. Ele foi atingido por três tiros. Foi socorrido e encaminhado para a UPA, de lá foi para o Hospital em Campo Largo e no momento não corre risco de falecimento.

 

Ano inicia com sequestro relâmpago na Lapa

 

No dia 8 de janeiro, quinta-feira, por volta das 8h, foi realizada uma solicitação de atendimento à Polícia Militar via telefone “190”. Em seguida, a solicitante, Heloísa Lima Fachini, 18 anos, compareceu à 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), informando que em seu domicilio, localizado na Rua Francisco Braga, Centro da Lapa, ao acordar, observou que a bolsa de sua mãe encontrava-se caída no chão e revirada.

Logo, a jovem percebeu que Mary Heloisa Santos Lima, 40 anos, e o veículo de propriedade da família, um Fiat Pálio de cor prata, placas ALS-3061, não se encontravam na residência. Em seguida a solicitante começou a receber mensagens do celular de sua mãe, dizendo estar tudo bem e que não era para acionar a polícia, pois estava sendo ameaçada e que sua família estava sendo monitorada.

Durante conversa por mensagens, a solicitante foi informada pela vítima que, naquela manhã, escutou alguém batendo no portão e, ao verificar, não visualizou ninguém. Após abrir o portão avistou um homem que veio a empurrá-la para o interior da residência e, de posse de um canivete, anunciou o assalto e mandou que não gritasse, caso contrário mataria sua família. O assaltante forçou a vítima a entregar a quantia de R$ 2.500 em espécie e um cartão da Caixa Econômica Federal. Posteriormente, a vitima foi obrigada a conduzir seu veículo Fiat Palio na companhia do suspeito, obrigando Mary a acompanhar um veiculo GM Astra Ratch, cor preta, placas BMG-1234, de São Paulo. Nas proximidades do pesque-pague Gralha Azul, desembarcou do Astra uma mulher clara, baixa e gorda, com sotaque “catarina”, obrigando a vítima a entrar no porta malas do Palio. Na localidade de Rio dos Patos, próximo a Fazenda Solar, município da Lapa, o veículo foi abandonado e foi ordenado que Mary saísse do carro após 20 minutos. As chaves do veículo foram jogadas em um matagal.

De posse das informações repassadas, as equipes da PM realizaram buscas na localidade informada, vindo a localizar o veículo juntamente com Mary. Diante dos fatos, foi realizado patrulhamento pela região, não logrando êxito na localização dos suspeitos. A vítima foi devidamente orientada sobre as medida cabíveis.

 

 

Propriedade rural da Lapa é vítima de roubo

 

No dia 8 de janeiro, às 21h10min, Policiais Militares da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar se deslocaram até a estrada do Butiá, área rural da Lapa para dar atendimento a uma ocorrência de roubo. No local a vítima, Joacir José de Mello, 45 anos, relatou que por volta das 14h30min foi surpreendido no interior da Fazenda Paraná – propriedade que gerencia, por aproximadamente quatro veículos ocupados por 12 homens encapuzados. Empunhando armas longas e pistolas, eles deram voz de assalto à vítima, obrigando Joacir e sua família a permanecerem com a cabeça baixa. Em seguida as vítimas foram acorrentadas. Depois, os ladrões vasculharam todas as dependências da residência em busca de dinheiro e armas e, ainda, um dos autores afirmou ter informações de que havia certa quantia em dinheiro escondida na propriedade. A vítima, ao relatar para o autor que tal informação não procedia, acabou sendo agredido com socos.

Os meliantes permaneceram na fazenda mantendo as vítimas em cárcere privado até às 21h, exigindo que preparassem algo para se alimentar. Os bandidos acabaram subtraindo aparelhos eletrônicos, relacionados no boletim de ocorrência, a quantia de R$ 6.500,00 em espécie, um veículo VW Parati, placas AVE 8442, na cor branca, uma Mitsubishi/L200, na cor preta, e um quadriciclo marca Honda, cor verde. Os ladrões ainda roubaram três armas de fogo, sendo um rifle calibre .22, marca CBC, registro nº 001170672; uma espingarda Boito calibre 12, registro nº 01170664; e um rifle CBC calibre .22, registro nº 002348941.

A vítima Joacir informou à equipe policial que um dos autores o chamava pelo nome, dizendo que iria abandonar a camionete no trevo de acesso ao município de Três Barras (SC) e que estavam ali com intuito de levar armas e dinheiro, pois a informação era de que na propriedade tinha o que eles almejavam. O solicitante foi devidamente orientado quanto aos procedimentos a serem adotados.

 

 

Dois homicídios em um só dia

 

No dia 9 de janeiro, sexta-feira, às 13h30min, Policiais Militares da 1ª CIPM foram solicitados a comparecer na residência situada na Rua Fenelon Weinhardt Moreira, na Cohapar, na Lapa, pois no local havia um homem em óbito. No endereço a equipe encontrou uma residência cercada por mato (vegetação) e em seu interior a vítima Jorge Luiz Correa da Silva, vulgo “Preá”, de 48 anos.

Jorge apresentava várias perfurações no peito, causadas por objeto pontiagudo. Vários curiosos estiveram no local, porém ninguém soube informar a autoria do crime. O Instituto Médico Legal e a Criminalística de Curitiba foram acionados e levaram o corpo da vítima. “Preá” era conhecido como usuário de drogas e possuía passagens por furto e ameaça.

No mesmo dia, às 23h10min, Policiais Militares foram solicitados a comparecer ao “Bar do Zezinho”, situado na localidade de Rio da Areia, zona rural do município da Lapa, pois no local havia um homem ferido por arma de fogo. No endereço, “Zezinho”, qualificado como José Francisco dos Santos, mostrou que o corpo da vítima, identificada como Osvaldo Ducati Rodrigues, 50 anos, estava do lado de fora de seu comércio. “Zezinho” informou à PM que não presenciou o crime.

O local foi isolado até a chegada do Instituto Médico Legal (IML) e da Criminalística. Indagados sobre a autoria do crime, moradores responderam que a vítima possuía desavenças na região.

 

 

Adolescente é encontrado morto na Lagoa Gorda

 

Na manhã de 14 de janeiro, quarta-feira, Policiais Militares da Lapa encontraram o corpo de uma pessoa em óbito, na localidade da Lagoa Gorda, na área rural da cidade.

A vítima, identificada como Daniel Boaventura de Bastos, 15 anos, conhecido por “De menor”, foi atingida por um tiro na parte de trás da cabeça e teve o crânio perfurado. Ainda não há confirmação da perícia, mas de acordo com informações repassadas pela Polícia Civil, é provável que Daniel estivesse de joelhos, com as mãos na cabeça, no momento da execução. Os investigadores relataram que também havia uma lesão em um dos dedos de Daniel. Segundo o Delegado, Dr. Vinícius Fernandes Maciel, as investigações estão em fase preliminar, ainda não há suspeitos da autoria e o crime pode ter ocorrido por causa de dívidas relacionadas às drogas ou por disputa de ponto de tráfico.

Please follow and like us: