Servidores municipais receberão progressão de carreira retida desde 2008

Segundo a Prefeitura da Lapa, a partir de maio os servidores municipais que têm direito à progressão de carreira passarão a recebê-la. Mais de 400 funcionários da Prefeitura receberão o benefício que, mesmo sendo um direito do funcionário público municipal, deixou de ser aplicado em 2008 e agora está sendo cumprido pela administração municipal. A progressão de carreira, concedida a cada três anos, leva em conta tempo de serviço, ausência de faltas, realização de cursos de aperfeiçoamento, como os que são oferecidos pela própria Prefeitura, dentre outros fatores. A progressão concedida agora representará um acréscimo de R$ 123 mil mensais na folha de pagamento da Prefeitura. O dinheiro, que trará melhora na remuneração de centenas de servidores, também ajudará a movimentar o comércio local.

A prefeita Leila Klenk trouxe a notícia com muita alegria na véspera do Dia do Trabalho, pois é mais um passo na valorização dos trabalhadores da Prefeitura. “A progressão é um direito dos servidores. Estamos planejando, trabalhando com muita seriedade, buscando racionalidade nos gastos, para manter o equilíbrio nas contas da Prefeitura e poder cada vez mais valorizar os funcionários de carreira da Prefeitura”, conclui. Em maio, também será concedido o reajuste anual de 6,22% para todos os servidores municipais.

SERVIDORES DE CARREIRA

De acordo com a prefeita Leila, a cuidadosa gestão financeira e administrativa da Prefeitura da Lapa visa garantir a realização de investimentos em obras, manutenção dos serviços públicos e na valorização dos servidores. Leila lembra que, cumprindo compromissos assumidos, na atual gestão foram implantados critérios objetivos para a concessão de gratificações. A significativa redução no número de cargos comissionados, que baixaram de 97 em 2012 para 64 agora em 2015, também possibilitou o investimento na valorização dos servidores municipais de carreira.

A partir de setembro de 2013, momento em que a folha de pagamento da Prefeitura adequou-se à Lei de Responsabilidade Fiscal, começou a ser pago o piso nacional aos professores e educadores da Lapa. As atendentes da Educação Infantil foram enquadradas como Educadoras Infantis, para ter direito ao salário da categoria, o que representou acréscimos na remuneração. Depois de um constante diálogo com a categoria, também foi aprovada a lei que instituiu o pagamento do retroativo salarial que não havia sido pago aos professores e educadores desde abril de 2011 até agosto de 2013.

A licença maternidade das servidoras foi ampliada de 04 para 06 meses. Foi concedido o direito das 30h semanas aos auxiliares de enfermagem. De forma democrática e transparente, desde 2013, uma comissão formada por diversos servidores vem discutindo a revisão do Estatuto dos Servidores Municipais.

Pela primeira vez na história, a partir do próximo mês de maio, um técnico de segurança do trabalho fará parte do quadro de servidores da Prefeitura da Lapa. O profissional irá atuar em questões relacionadas à saúde dos servidores municipais em seus locais de trabalho.

Please follow and like us: